Segundo malamed, a dor à injeção de um anestésico local pode ser mais bem prevenida por meio de adesão cuidadosa ao protocolo básico de injeção atraumática.
Causas 1. A técnica descuidada de injeção e a atitude rígida (“Injeções palatais sempre doem” ou “Isso vai doer um pouco”) muito frequentemente tornam-se profecias que se concretizam. 2. Uma agulha pode se tornar romba após várias injeções. 3. A deposição rápida da solução anestésica local pode causar lesão tecidual. 4. Agulhas com farpas (após se cravar no osso) podem produzir dor quando forem retiradas do tecido
Prevenção
1. Siga as técnicas apropriadas de injeção, tanto anatômicas quanto psicológicas. 2. Use agulhas afiadas. 3. Use anestésico tópico apropriadamente antes da injeção. 4. Use soluções estéreis de anestésicos locais. 5. Injete os anestésicos locais lentamente. 6. Certifique-se de que a temperatura da solução está correta. Uma solução muito quente ou muito fria pode ser mais desconfortável que uma à temperatura ambiente.
Diminuir a velocidade da injeção também ajuda. A velocidade ideal de administração do medicamento injetável é de 1mL/min. Não exceder a velocidade recomendada de 1,8 mL/min.