GABARITO: LETRA E
A) Vim aqui pra solicitar minha inclusão no Curso Formação de Gestores, dada minha qualificação profissional. ? aqui foi usada uma linguagem coloquial, o correto seria: venho; para.
B) É com grata satisfação que venho à presença de Vossa Senhoria dizer que quero participar das atividades da Semana de Nutrição. ? é algo que deve ser "solicitado" e não "almejado".
C) Informo a Vossa Senhoria que pretendo tirar férias no período que vai de 2 de janeiro a 31 de janeiro de 2019, pra poder ficar com meus filhos. ? não deve ser informada uma "pretensão" e sim deve ser feita uma "solicitação"; além disso o uso coloquial de "para" novamente.
D) Por meio desta, solicito a oportunidade de esclarecer pessoalmente a confusão que rolou no corredor comigo e um colega. ? uma linguagem coloquial emprega em um meio incorreto; uma confusão não "ro- la" (marca uma linguagem coloquial).
E) Solicito a reanálise de meu currículo profissional, encaminhado em anexo, haja vista a inclusão de novas informações relativas à experiência profissional. ? correto.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Esta questão exige
do candidato conhecimento referente à linguagem na correspondência
oficial.
Tendo em vista que nas comunicações oficiais devem empregar a norma culta e o texto deve atender a todos os atributos determinados pelo manual de redação, vamos à análise.
a) Este trecho apresenta uma abreviação (pra), que não deve ser empregada em textos que exigem a norma culta. Além disso, o uso do vocábulo "dada" não estabelece o sentido correto da frase, que é "tendo em vista minha colocação profissional". Por fim, os atributos da objetividade e concisão não foram contemplados. Era possível dizer apenas "Solicito minha inclusão".
b) Neste trecho identificamos a ausência de impessoalidade (É com grata satisfação) e de formalidade (dizer que quero participar), pois em uma carta de solicitação é preciso solicitar, não dizer ou informar algo. Assim, verificamos que a linguagem adotada não é adequada.
c) Tendo em vista que a carta enviada será de solicitação, o texto não deve afirmar que seu objetivo é informar (Informo a Vossa Senhoria). Além disso, o emprego do verbo ir no trecho "período que vai" não atende ao padrão culto da língua (uma possibilidade é "período que corresponde"), bem como a abreviação "pra", que não deve ser empregada em textos que exigem a norma culta.
d) Neste trecho, identificamos que o texto de fato faz uma solicitação, ou seja, atende ao tipo de carta. Entretanto, o uso do vocábulo "rolou" (confusão que rolou), no sentido de aconteceu, é próprio da linguagem informal e, portanto, não deve ser empregado em uma correspondência oficial.
e) Verificamos
que este trecho atende ao uso da norma culta (as palavras, os sinais de pontuação e a acentuação foram empregados corretamente). Além disso, nenhum dos atributos da redação oficial foi violado e, portanto, verificamos que ele é adequado a uma carta de solicitação encaminhada a órgão público.
Gabarito do professor: Letra E.