-
GABARITO: LETRA C
A) As propostas para alterar algumas leis foram feitas. Pelas devidas áreas responsáveis. Resta, portanto, aguardar um estudo técnico. E depois providenciar amplo debate. ? incorreto, o ponto final acarreta erro, visto que está separando o agente da passiva.
B) A proposta do departamento de pessoal é contratar alguns funcionários temporários e avaliação da situação das áreas com menos contingente técnico para atendimento. ? o correto seria "avaliar": contratar e avaliar.
C) Nesta reunião, fica acordado que a possibilidade de a Secretaria de Educação acolher novos projetos de formação docente implica reestruturação da pasta e aumento de receita. ? correto, sem qualquer erro, informação clara e objetiva.
D) A Secretaria da Educação dispõe de mais verbas do que as Secretarias da Prefeitura, mas isso não significa que um servidor desta pasta receba mais que a Secretaria da Saúde. ? não notei erro gramatical e sim um prejuízo na objetividade da informação, o texto está completamente confuso.
E) O fato da prefeitura enfrentar certos problemas financeiros não significa estar insensível às necessidades da população nem que envidará esforços para atendê-las. ? temos o uso de uma linguagem coloquial, essa linguagem é imprópria em comunicações oficiais.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Eu notei os erros nas alternativas A e B, mas fiquei confusa em relação aos erros das outras.
Na alternativa C eu notei que ele inicia a oração falando sobre as verbas da Secretaria da Educação em relação as Secretarias da Prefeitura, e termina dando como exemplo uma comparação com a Secretaria da Saúde. Realmente ficou confuso, mas será que o erro foi esse mesmo?
Também estou na dúvida se o erro da alternativa E seria a linguagem coloquial, já que a questão pede apenas a sintaxe correta.
Algum professor poderia comentar?
-
D) A Secretaria da Educação dispõe de mais verbas do que as Secretarias da Prefeitura, mas isso não significa que um servidor desta pasta receba mais que a Secretaria da Saúde. Acho que o correto seria dessa pasta
-
Alternativa C.
A) As propostas para alterar algumas leis foram feitas. Pelas devidas áreas responsáveis. Resta, portanto, aguardar um estudo técnico. E depois providenciar amplo debate.
✔ Ponto separando verbo e complemento, no caso, o agente da passiva, que indica quem praticou a ação verbal.
B) A proposta do departamento de pessoal é contratar alguns funcionários temporários e avaliação da situação das áreas com menos contingente técnico para atendimento.
✔ Erro de paralelismo sintático. Os termos "contratar e "avaliação" são paralelos e devem ser empregados de forma paralela. Correto " A proposta do departamento de pessoal é contratar e avaliar.
C) Correta.
D) A Secretaria da Educação dispõe de mais verbas do que as Secretarias da Prefeitura, mas isso não significa que um servidor desta pasta receba mais que a Secretaria da Saúde.
✔ Erro na estrutura comparativa por omissão de termos, comprometendo a clareza. O trecho estaria melhor redigido assim " ...um servidor desta pasta receba mais do que um servidor da Secretaria da Saúde."
E) O fato da prefeitura enfrentar certos problemas financeiros não significa estar insensível às necessidades da população nem que envidará esforços para atendê-las.
✔ O sujeito foi preposicionado e isso configura erro de sintaxe. "Prefeitura" é o sujeito da oração e por isso o artigo que o antecede não pode vir aglutinado com a preposição "de". Correto: "O fato de a prefeitura enfrentar... "
Na alternativa C, a preposição está posicionada antes do sujeito, porém empregada de modo correto, separada do artigo que acompanha o sujeito. ".. possibilidade de a Secretaria de Educação acolher..."
-
Comentário correto é o da Concursanda. Parabéns!
-
-
Poderia gerar dúvida
C) Nesta reunião, fica acordado que a possibilidade de a Secretaria de Educação acolher novos projetos de formação docente implica reestruturação da pasta e aumento de receita.
Implica algo - (sentido de acarretar, exigir) = Seu esforço implicará aprovação.
Implica em algo - (estar envolvido) = Ele foi implicado no crime.
-
Ja errei 3x essa questão! Misericórdia...
-
Além dos erros da alternativa E apontados pelos colegas, há um outro que é até mais simples: "envidará" é um verbo de conotação positiva, significa "empregar". "Envidará esforços" significa "empregar esforços".
A alternativa E deu uma de Odorico Paraguaçu e inverteu o sentido do verbo, como se ele fosse algo negativo. O certo seria ter escrito "nem que não envidará esforços para atendê-las."
-
C) Nesta reunião, fica acordado que a possibilidade de a Secretaria de Educação acolher novos projetos de formação docente implica (na) reestruturação da pasta e aumento de receita.
Pra mim há um erro aqui. O verbo implicar é bitransitivo e nesse caso eu vi a necessidade de pôr uma preposição mais um artigo (em + a = na). Claro que vão justificar dizendo ser uma elipse, mas eu não vou aceitar. Passível de anulação.
-
Seria outro erro da alternativa E "para atende-las"? afinal para é preposição e preposição é particula atrativa, logo a enclise não seria possível.