SóProvas


ID
3125704
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores “Paulo Renato Costa Souza – EFAP” estabeleceu, em sua política de formação, diretrizes para ações formativas dos gestores da SEE-SP (Diretrizes de Formação Continuada para Gestores da SEE-SP, São Paulo: SEE/EFAP, 2017). Segundo esse documento, “Nas ações de formação, devem-se levar em conta os modelos mentais, forma com que o adulto enxerga o mundo, que são construídos a partir de suas experiências e da sua subjetividade. É importante que essa ação considere uma metodologia e estratégia que possibilite a ressignificação dos saberes já construídos”. Nessa direção, o documento aponta, entre as metodologias sugeridas, a “Investigação-Ação metodologia baseada na perspectiva da Ação-Reflexão-Ação proposta por Donald Schön (1992), baseada, por sua vez, na Teoria da Indagação de John Dewey (1859 – 1952), que pressupõe a reflexão como busca de caminhos para gerar confiança e promover por meio do trabalho, o conhecimento que tem solidez teórica, transformando

Alternativas
Comentários
  • B- a prática e superando o mero fazer.

  • Essa questão requer conhecimentos sobre o documento “Diretrizes de Formação Continuada para Gestores da SEE-SP", da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo. O candidato deve indicar o que pressupõe a metodologia de Investigação-Ação, de acordo com o referido documento. 

    A) o senso comum em episteme. 
    ERRADO – A metodologia de Investigação-Ação envolve a prática e o estudo teórico, visando, justamente, ir além do senso comum. 

    B) a prática e superando o mero fazer. 
    CORRETO – Conforme consta no item 4 do documento, Investigação–Ação: A metodologia baseada na perspectiva da Ação-Reflexão-Ação proposta por Donald Schön (1992), baseada na Teoria da Indagação de John Dewey (1859 – 1952), pressupõe a reflexão como busca de caminhos para gerar confiança e promover por meio do trabalho, o conhecimento que tem solidez teórica, TRANSFORMANDO A PRÁTICA E SUPERANDO O MERO FAZER. Dessa forma, constituem objeto de discussões sobre o fazer e o pensar, a prática e o estudo teórico, a ação e reflexão, as experiências vivenciadas no ambiente de trabalho e necessidades locais, promovendo o exercício reflexivo, criando condições para que ocorram transformações nas práticas curriculares e de gestão, com a proposição de novas formas de atuação e superando as lacunas existentes entre a pesquisa educativa e a prática docente. 

    C) a aspiração em fato. 
    ERRADO - Esta metodologia de formação atende às seguintes premissas: Necessidade de saber algo; Aplicação do aprendizado; Consideração aos saberes já construídos; Aprendizagem coletiva. Também contempla as seguintes competências: Reconhecer, valorizar e desenvolver o indivíduo e a equipe; Identificar e buscar soluções para situações problema; Focar no ensino e aprendizagem e resultado dos alunos; Promover uma comunicação eficiente e eficaz. 

    D) o sonho em realidade. 
    ERRADO – A Investigação-Ação envolve a prática e o estudo teórico, a ação e reflexão, as experiências vivenciadas no ambiente de trabalho e necessidades locais, promovendo o exercício reflexivo, criando condições para que ocorram transformações nas práticas. Não se trata de transformar sonhos em realidade, o que, por sua vez, seria consideravelmente vago. 

    E) as maneiras pessoais de fazer em práticas padronizadas. 
    ERRADO – Esta metodologia visa promover o exercício reflexivo, criando condições para que ocorram transformações nas práticas curriculares e de gestão, com a proposição de novas formas de atuação e superando as lacunas existentes entre a pesquisa educativa e a prática docente. Trata-se de investigar e fundamentar as práticas, não visando, porém, padronizá-las.

      Portanto, a letra B é a resposta certa. 

    Gabarito do Professor: Letra B.