SóProvas


ID
3125740
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    As grandes metrópoles brasileiras são marcadas por profundas desigualdades que se expressam em uma distribuição muito desequilibrada das condições de moradia, saúde, mobilidade e em outros aspectos. Em uma mesma cidade, é possível encontrar bairros cujo índice de desenvolvimento se assemelha aos de países mais desenvolvidos, enquanto outros se comparam a países marcados por fragilidades sociais. Isso faz com que o bairro ou a região em que a pessoa vive influencie nas suas oportunidades de ser atendido por um bom hospital, obter um bom emprego ou frequentar uma boa escola, determinando suas chances de ascender socialmente.

      Interessados nesse último ponto, procuramos verificar como a distribuição desigual das oportunidades escolares no espaço urbano influencia as decisões escolares das famílias, favorecendo-as ou desfavorecendo-as, de acordo com a posição que viviam no território. Para isso, estudamos duas regiões de Belo Horizonte que se diferenciavam no perfil social de seus moradores, bem como em relação à distribuição de oportunidades sociais. Procuramos entender então como a desigualdade urbana influencia os percursos escolares.

      Apesar de a sociologia da educação no Brasil contar com muitos estudos dedicados aos efeitos da renda, escolaridade, ou mesmo das características das escolas, que influenciam as desigualdades escolares, poucos estudos nacionais investigaram especialmente o peso dos fatores urbanos sobre a escolarização, o que nos motivou a oferecer subsídios para compreender como o espaço urbano é relevante para entender as trajetórias escolares dos estudantes.

(Gustavo Bruno de Paula e Maria Alice Nogueira. Como a desigualdade urbana influencia percursos escolares. www.nexojornal.com.br, 15.05.2019. Adaptado) 

Um vocábulo usado em sentido conotativo no contexto em que se encontra está em destaque em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Queremos o sentido figurado, o sentido conotativo:

    ? ? obter um bom emprego ou frequentar uma boa escola, determinando suas chances de ascender socialmente. ? o termo foi usado com o sentido de se elevar socialmente, de conseguir uma boa posição no âmbito social.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva B

    Conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido figurativo

    obter um bom emprego ou frequentar uma boa escola, determinando suas chances de ascender socialmente

  • Acho que a letra D também está empregada em sentido figurado.

  • Em relação à dúvida do Audrei da Silva Paz, a palavra subsídio não está empregada em sentido figurado. Inicialmente, o conceito da palavra subsídio. Segundo o dicionário Priberam ():

    1. Quantia com que o Estado ou outra corporação concorre para obras de interesse público. = SUBVENÇÃO

    2. Quantia atribuída por uma entidade para um fim específico (ex.: subsídio de desemprego, subsídio de férias).

    3. Aquilo que concorre para um fim determinado. = CONTRIBUTO

    4. Auxílio; socorro; benefício.

    Como se pode ver, o texto empregou a palavra subsídio no sentido próprio, pois o peso dos fatores urbanos sobre a escolarização motivaram os autores a oferecerem uma contribuição com a finalidade de compreender a relevância do espaço urbano.

  • O termo dar ideia figurada, mas a letra A, também não fica atrás. Claro que, a ideia de ascender, se formos tomolá-la literalmente, não tem como ascender socialmente. Assim, é a melhor opção. 

  • LETRA B.

  • Questão passiva de recurso!!