SóProvas


ID
3125884
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Sempre pensei que ser um cidadão do mundo era o melhor que podia acontecer a uma pessoa, e continuo pensando assim. Que as fronteiras são a fonte dos piores preconceitos, que elas criam inimizades entre os povos e provocam as estúpidas guerras. E que, por isso, é preciso tentar afiná-las pouco a pouco, até que desapareçam totalmente. Isso está ocorrendo, sem dúvida, e essa é uma das boas coisas da globalização, embora haja também algumas ruins, como o aumento, até extremos vertiginosos, da desigualdade econômica entre as pessoas.

      Mas é verdade que a língua primeira, aquela em que você aprende a dar nome à família e às coisas deste mundo, é uma verdadeira pátria, que depois, com a correria da vida moderna, às vezes vai se perdendo, confundindo-se com outras. E isso é provavelmente a prova mais difícil que os imigrantes têm de enfrentar, essa maré humana que cresce a cada dia, à medida que se amplia o abismo entre os países prósperos e os miseráveis, a de aprender a viver em outra língua, isto é, em outra maneira de entender o mundo e expressar a experiência, as crenças, as pequenas e grandes circunstâncias da vida cotidiana.

(Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. O regresso à Grécia. Disponível em: https://brasil.elpais.com) 

O vocábulo Mas, destacado ao início do 2° parágrafo, evidencia o contraste entre as seguintes ideias:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Sempre pensei que ser um cidadão do mundo era o melhor que podia acontecer a uma pessoa, e continuo pensando assim. Que as fronteiras são a fonte dos piores preconceitos, que elas criam inimizades entre os povos e provocam as estúpidas guerras [...] Mas é verdade que a língua primeira, aquela em que você aprende a dar nome à família e às coisas deste mundo, é uma verdadeira pátria, que depois, com a correria da vida moderna, às vezes vai se perdendo, confundindo-se com outras.

    ? Temos no primeiro parágrafo a ideia de que as fronteiras entre os países devem ser desfeitas, mostrando a importância de ter contato com outras culturas, novas vivências; logo após temos a conjunção coordenativa adversativa "mas" trazendo um valor de contraste, mostrando que há também a necessidade de preservação de nossa cultura, de nossa pátria.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Sempre pensei que ser um cidadão do mundo era o melhor que podia acontecer a uma pessoa[...]é preciso tentar afiná-las pouco a pouco, até que desapareçam totalmente. [...] Mas é verdade que a língua primeira é uma verdadeira pátria que às vezes vai se perdendo, confundindo-se com outras. E isso é provavelmente a prova mais difícil que os imigrantes têm de enfrentar.

    BONS ESTUDOS!!!

  • QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO CONFORME O TEXTO

    A - O vocábulo Mas, destacado ao início do 2° parágrafo, evidencia o contraste entre as seguintes ideias: a desigualdade econômica entre os indivíduos; a luta por direitos iguais entre compatriotas.

    ERRO = A SEGUNDA PARTE NÃO EXISTE

    B - O vocábulo Mas, destacado ao início do 2° parágrafo, evidencia o contraste entre as seguintes ideias: as vantagens de não ter de deixar a terra natal; as desvantagens de desconhecer uma língua estrangeira.

    ERRO = A PRIMEIRA PARTE NÃO EXISTE

    C - O vocábulo Mas, destacado ao início do 2° parágrafo, evidencia o contraste entre as seguintes ideias: as causas dos preconceitos e das guerras; as consequências das inimizades entre os povos.

    ERRO = AS FRONTEIRAS SÃO A CAUSA DAS GUERRAS, DOS PRECONCEITOS E DAS INIMIZADES. NA VERDADE, A SEGUNDA PARTE NÃO EXISTE.

    D - O vocábulo Mas, destacado ao início do 2° parágrafo, evidencia o contraste entre as seguintes ideias: a dificuldade de ter de abandonar a pátria; a facilidade em ser acolhido por um povo cordial.

    ERRO = A PRIMEIRA PARTE ESTÁ NO SEGUNDO PARÁGRAFO. A SEGUNDA PARTE NÃO EXISTE.

    E - O vocábulo Mas, destacado ao início do 2° parágrafo, evidencia o contraste entre as seguintes ideias: a importância de conhecer outros idiomas e culturas; a necessidade de preservar o idioma e a cultura nativos.

    GABARITO

    1ª PARTE = GLOBALIZAÇÃO SIGNIFICA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA, CULTURAL E SOCIAL = Isso está ocorrendo, sem dúvida, e essa é uma das boas coisas da globalização, embora haja também algumas ruins, como o aumento, até extremos vertiginosos, da desigualdade econômica entre as pessoas.

    2ª PARTE = IMPORTÂNCIA (PÁTRIA), PERDA E CONFUSÃO DA PRIMEIRA LÍNGUA = Mas é verdade que a língua primeira, aquela em que você aprende a dar nome à família e às coisas deste mundo, é uma verdadeira pátria, que depois, com a correria da vida moderna, às vezes vai se perdendo, confundindo-se com outras.

  • Letra E

    "(...)        Mas é verdade que a língua primeira, (...), é uma verdadeira pátria, que depois, com a correria da vida moderna, às vezes vai se perdendo, confundindo-se com outras. (...)à medida que se amplia o abismo entre os países prósperos e os miseráveis, a de aprender a viver em outra língua, isto é, em outra maneira de entender o mundo e expressar a experiência, as crenças, as pequenas e grandes circunstâncias da vida cotidiana.

  • A ideologia globalista( oposto de globalização), que tanto mal faz aos diferentes povos ,é escancaradamente panfletada mundo afora que até resolvendo questões de concursos topamos com ela...e ainda tem gente que chama de teoria da conspiração.

  • Gabarito: Letra E

    A conjunção “Mas” conecta os seguintes trechos: “Sempre pensei que ser um cidadão do mundo era o melhor que podia acontecer a uma pessoa, e continuo pensando assim.” e “Mas é verdade que a língua primeira, aquela em que você aprende a dar nome à família e às coisas deste mundo, é uma verdadeira pátria”.

    No primeiro, a expressão “cidadão do mundo” evidencia a necessidade de se estar integrado a outros povos e culturas. Já no segundo trecho, a expressão “uma verdadeira pátria” enfatiza a necessidade de valorização do idioma e da cultura locais.

  • José Maria | Direção Concursos

    Gabarito: Letra E

    A conjunção “Mas” conecta os seguintes trechos: “Sempre pensei que ser um cidadão do mundo era o melhor que podia acontecer a uma pessoa, e continuo pensando assim.” e “Mas é verdade que a língua primeira, aquela em que você aprende a dar nome à família e às coisas deste mundo, é uma verdadeira pátria”.

    No primeiro, a expressão “cidadão do mundo” evidencia a necessidade de se estar integrado a outros povos e culturas. Já no segundo trecho, a expressão “uma verdadeira pátria” enfatiza a necessidade de valorização do idioma e da cultura locais.