-
As principais causas da Balaiada estão ligadas à pobreza da população da província maranhense, bem como sua insatisfação diante dos desmandos políticos dos grandes fazendeiros da região.
Estes lutavam pela hegemonia política e não se importavam com a miséria da população, a qual ainda sofria com as injustiças e abuso de poder pelas autoridades.
Aquela elite política estava dividida entre dois partidos:
-
GAB-A
-
-
Resposta: A
Balaiada é no nome pelo qual ficou conhecida a importante revolta que se deu no Maranhão do século XIX. É mais um capítulo das convulsões sociais e políticas que atingiram o Brasil no turbulento momento que vai da independência do Brasil à proclamação da República.
Naquele momento, a sociedade maranhense estava dividida, basicamente, entre uma classe baixa, composta por escravos e sertanejos, e uma classe alta, composta por proprietários rurais e comerciantes.
-
'como pode ser compreendido o trecho '' em suas diversas bandeiras de luta ''?
-
Luciana, foi um aliança interclassista pq contou com quilombolas (Cosme Bento), classe menos favorecida financeiramente (representadas por Raimungo Gomes e Manuel dos Anjos), além do apoio inicial de uma classe média intelecualizada, pois também sofria com aquela oligarquia. As "diversas bandeiras de luta" pode ser entendida como objetivos variados, advindos dessa diversidade de envolvidos no movimento:
Contra a fome, miséria, escravidão... >>> Viés Social
Contra a política abusiva (Lei dos Prefeitos e interesses dos latifundiários...) >>> Viés Político
Contra o beneficiamento geral da elite (participação privilegiada em cargos públicos...) >>> Viés Econômico
-
Causas: Miséria, pobreza e descaso do governo.