-
Para a interpretação do texto, sugiro utilizar a estratégia de leitura "scanning", onde o candidato percorre o texto para selecionar as ideias que realmente lhe interessam, destacando as palavras-chave, ou ainda a estratégia "selectivity – também chamada de "leitura seletiva", a qual selecionam-se os trechos onde se deseja encontrar uma determinada informação.
A) As notificações de smartphones, como bipes, zumbidos e sinos, são cruciais para nossa inteligência. Errado. No primeiro parágrafo, lemos que as notificações de smartphones nos alertam para inteligências cruciais, o que pode levar o candidato a confundir que as notificações são cruciais. With beeps, buzzes and chimes alerting us to crucial intelligences like the latest software updates we'll regret installing, [...] Com bipes, zumbidos e sinos nos alertando para inteligências cruciais, como as mais recentes atualizações de software que vamos nos arrepender de instalar[...]
B) Os smartphones ajudam a dominar a concentração e a aprimorar nosso foco. Errado. Veja a segunda linha: [...] our mastery of concentration is slipping away. Focus is becoming a lost art. [...] nosso domínio da concentração está diminuindo. O foco está se tornando uma arte perdida.
C) Um estudo mostrou que adultos entre 18 e 33 anos desconheciam o tempo real que passaram em seus smartphones. Correto, conforme lemos nas linhas 3 e 4. One study reported that adults between the ages of 18 and 33 interact with their phones an astounding 85 times a day, spending about 5 hours doing so. Um estudo relatou que adultos entre 18 e 33 anos de idade interagem com seus telefones 85 vezes por dia, gastando cerca de 5 horas fazendo isso.
D) Embora nunca tenhamos tanta informação ao alcance de nossos dedos, as pessoas dependem menos delas. Errado segundo Benjamim Storm. “The scope of the amount of information we have at our fíngertips is beyond anything we've ever experienced. The temptation to become reliant on it seems to be greater".“O escopo da quantidade de informações que temos ao nosso alcance está além de tudo o que já experimentamos. A tentação de confiar nelas parece ser maior.
E) Para Benjamim Storm, é fato que a memória está diminuindo como resultado do uso da tecnologia. Errado. Benjamim Storm acredita que não podemos tirar conclusões sobre isso. “Some people think memory is absolutely declining as a result of us using technology", he says. “Others disagree". Based on the current data, though, I don't think we can really make strong conclusions one way or the other". "Algumas pessoas pensam que a memória está absolutamente em declínio como resultado do uso da tecnologia", diz ele. "Outros discordam". Porém, com base nos dados atuais, não acho que possamos realmente tirar conclusões fortes de uma maneira ou de outra ".
Gabarito do Professor: C
-
Acho que você fez uma leitura rápido e, com isso, prejudicou sua interpretação
A questão afirma que a proposição "NÃO É UMA TAUTOLOGIA, isto é, dependendo de A, B, C para serem verdadeiros ou falsos", ou seja, ele não afirmou que tautologia depende dos valores lógicos para ser V ou F, o que ele afirma é que uma NÃO TAUTOLOGIA depende dos valores lógicos para serem verdadeiras ou falsas, e essa parte está corretíssima.
Para aqueles que ainda não entenderam o erro da questão, terás que ler o textinho escrito pela banca, e nele, tem a afirmação que "Todo ano os três tiram um mês de férias e, no ano passado, no mesmo mês que José saiu de férias, ou Luís ou Mário também saiu", atente-se a "No mesmo mês que josé saiu de ferias, ou luís ou mário também saiu"
"ou luís ou mário também saiu" = disjunção exclusiva, ou seja, enquanto 1 for verdadeiro o outro necessariamente tem que ser falso para que o resultado seja verdadeiro. Como a frase acima é uma proposição verdadeira proposta pelo examinador, então seu resultado terá de ser verdadeiro obrigatoriamente, fazendo com que as proposições B e C tenham valores contrários, SEMPRE
Agora é só montar a tabela verdade
A B C (A ^ ~C) => B
V V F V
V F V V
F V F V
F F V V
P.s. Sim, a tabela "teoricamente" possui 4 linhas, pois é como ele transformasse o problema de três proposições em 2, pois ele vinculou o valor de uma proposição a outra, de forma que a terceira proposição tornou-se a negativa de outra
Tipo assim A^B^C => 3 proposições == 8 linhas; A ^ B ^ ~B => """"""3 proposições"""""" (são 2 na verdade) == 4 linhas
P.s: dos comentários mais votados que li, a unica que está correta é a da Natália MS, sugiro que deem uma lida na dela também
Se me equivoquei em algo ou caso tenha alguma dúvida na minha passagem, pode me mandar mensagem direta
-
(C)
"One study reported that adults between the ages of 18 and 33 interact with their phones an astounding 85 times a day, spending about 5 hours doing so. Interestingly, their usage was largely unconscious."
-
Isso aí Caio Moreira
-
quem nao olhou o enunciado foi levado ao erro
-
quem nao olhou o enunciado foi levado ao erro