SóProvas


ID
3126478
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Irregular distribuição dos recursos hídricos, uso compartilhado de bacias hidrográficas, ineficientes sistemas de tratamento, desmatamento, construção de barragens, despejo de lixo, diversidade climática, expansão da urbanização, pressão demográfica, geração de energia, projetos de irrigação, dentre outros, são fatores que potencializam o estresse hídrico e originam situações hidroconflitivas. Sobre esse último termo, considere as seguintes afirmações:


I – Um exemplo de situação hidroconflitiva é o caso da construção de barragens para projetos de irrigação na bacia do rio Nilo pelo governo Sudanês, o que tem provocado tensões com o vizinho Egito.

II – O Brasil, por dispor de uma região extremamente rica em recursos hídricos, não tem registrado problemas dessa natureza com seus vizinhos ao longo de sua história republicana.

III – O Rio Ganges atravessa quase todo o território de Bangladesh antes de se abrir no largo delta, em território indiano. A construção de barragens a montante, pelo primeiro, tem provocado desavenças entre esses dois países.

IV – No conflito entre israelenses e palestinos, há um importante componente hídrico, evidenciado pela posse e controle das escassas fontes existentes na região.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Alternativas
Comentários
  • d

  • |(Certa)- O Egito e o Sudão monopolizam o acesso às águas do rio por meio de um acordo. Mas nos últimos anos, países como Etiópia, Quênia, Uganda, Tanzânia, Ruanda e Burundi passaram a exigir a partilha igualitária do Rio Nilo.

    A controvérsia aumentou a partir de 2011, quando a Etiópia começou a construção da hidrelétrica Grande Renascença. Como a hidrelétrica depende do desvio das águas do Nilo Azul, um dos afluentes do Rio Nilo, alguns países são contra o projeto. O Sudão e o Egito temem que o fluxo das águas do Nilo para seus territórios fique comprometido.

    ||(Errada) - Não temos muito oque dissertar sobre essa alternativa, realmente o Brasil é muito rico em água potavel, inclusive é pais com mais água potavel no mundo, entretanto até hoje não entrou em nenhuma disputa hidroconflitivas.

    |||(Errada ) - A barragem q a questão cita é a barragem Tehri, entretanto não causou entre Bangladesh e a Índia.

    |V(certa) - essa era a alternativa mais óbvia, tendo em mente que um dos maiores motivos da eterna guerra entre Isrrael e Palestina ( além do motivo religioso) é disputa por recursos hídricos, muitos vindos do rio Jordão.

    fonte:

  • Vamos, lá!

    I-Correto. O Sudão tem feito obras no rio Nilo.

    O Egito considera que qualquer alteração feita no rio é uma ameaça a soberania nacional. Além disso, o Egito tem um ambicioso projeto de irrigação, ou seja, as obras sudanesas podem atrapalhar.

    II-Falso. A construção da usina de Itaipu durante a década de 70 gerou desavenças com a Argentina. Os argentinos exigiam ser consultados sobre a construção da usina com medo de a represa afetar o fluxo do rio e o potencial hidrelétrico do país.

    III-Falso. Essa aqui é pra pegar desatentos. O que tem gerado desavenças no rio Ganges é a construção de usinas pela ÍNDIA, o que tem afetado Bangladesh.

    IV- Correto. Há um forte componente hídrico nos conflitos entre os países. O controle de fontes por Israel, que deveria fornecer água para a Palestina, é um dos inúmeros motivos para os conflitos.

    RESPOSTA: LETRA D

    Minha fonte é o livro do Demétrio Magnoli (2012), livro do edital

    Página 93.

  • O texto de apoio aborda problemas relacionados ao stress hídrico ou situações  hidroconflitivas. O enunciado ordena observar as afirmações sobre conflitos hídricos.

    Análise das afirmativas:

    I. Sudão e Egito localizam-se em áreas desérticas o que torna os recursos hídricos do Nilo a fonte mais importante da região e qualquer obra que possa causar alteração de vazão e regime de cheias pode causar grave conflito. AFIRMATIVA CORRETA.

    II. O Brasil faz fronteira com todos os Estados Sul-americanos exceto Chile e Equador e possui enorme quantidade de rios transfronteiriços que servem de limite natural e eventualmente pode ser motivo de conflito. A construção de Itaipu entre Brasil e Paraguai contou com grande oposição argentina que ficaria completamente dependente da vazão da represa para a utilização do rio Paraná questão que só foi resolvida após grande negociação diplomática. AFIRMATIVA ERRADA.


    III. É o contrário nascendo na Índia e terminando em Bangladesh. AFIRMATIVA ERRADA.



    IV. Ambos os territórios localizam-se em áreas desérticas o que torna os recursos, sobretudo do rio Jordão, alvo de reclamações frequentes da comunidade palestina. AFIRMATIVA CORRETA.



    D) Apenas I e IV estão corretas.


    Considerações finais:

    Alguns especialistas no tema preveem que a água será como o petróleo na causa de conflitos já dentro de algumas poucas décadas devido a redução da disponibilidade para consumo humano. No Brasil apesar da grande presença de corpos hídricos a disponibilidade vem caindo devido a contaminação, desmatamento e uso inadequado o que levou a cidade de São Paulo em 2015 a beira do racionamento. A escassez já é tradicional em algumas áreas como o Semi-árido nordestino ou trechos da região Centro Oeste. 

    Gabarito: D.
  • "O rio ganges, sagrado para a religião hindu, atravessa quase todo o norte da Índia antes de se abrir num largo delta, no território de Bangladesh." Geografia para o Ensino Médio - Demétrio Magnoli - ed.2010 pg 94

  • II – O Brasil, por dispor de uma região extremamente rica em recursos hídricos, não tem registrado problemas dessa natureza com seus vizinhos ao longo de sua história republicana.

    o BRASIL JA ENTROU EM DIVERSAS DISPUTA PELO NAVEGAÇAO DOS RIOS AFIM DE ACULAÇAO DE DINHEIRO, PROVOCANDO DIVERSAS DISPUTAS COMO A GUERRA DO URUGUAI, A QUESTAO ACRE E ETC.

    SABENDO QUE A II TAVA ERRADA, JA ACHAVA A RESPOSTA CORRETA.

  • Saber que a II estava errada não achava resposta coisa alguma

  • Era só saber que a IV estava correta e que o BR já teve uns rolos por causa da bacia do rio da prata

  • Caramba, muito estranha essa primeira alternativa, pois quem está construindo uma BARRAGEM chamada de Grande barragem do renascimento da Etiópia, no nilo azul, gerando fortes conflitos com o Egito é a ETIÓPIA, o sudão fica um pouco imparcial nesse conflito, posicionando-se quando convém.

    algumas noticias para justificar:

    https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/07/06/egito-e-sudao-recusam-iniciativa-da-etiopia-de-continuar-enchendo-reservatorio-no-nilo.htm

    https://www.monitordooriente.com/20210619-sudao-descarta-forca-para-impedir-o-segundo-enchimento-da-barragem-renascentista-da-etiopia/

    https://www.youtube.com/watch?v=noB43eABmwk

    https://www.youtube.com/watch?v=zvLf3h1HsOE

  • I – Correto. "O Sudão ergueu quatro grandes barragens e utiliza as águas do Nilo para irrigar 18 mil km2 de terras semiáridas. O Egito, ..., considera que qualquer interferência no uso do rio representa uma ameaça à própria soberania nacional."

    II – Incorreto. "Brasil e Argentina trocaram ríspidas acusações, na década de 1970, quando brasileiros e paraguaios projetavam a usina binacional de Itaipu, no rio Paraná."

    III – Incorreto. "O Rio Ganges, ..., atravessa quase todo o norte da Índia antes de se abrir num largo delta, no território de Bangladesh."

    IV – Correto.

    Fonte: Geografia para o Ensino Médio - Demétrio Magnoli - ed.2012 pg 93 e 94 (livro do edital do concurso)