-
por que não é a letra A
-
pq, na letra a , era o colonato adquirido da Roma, tinha um suserano que doava a terra e o vassalo recebia, geralmente era o rei que doava terras e nobres(cavaleiros )recebiam,porem havia a classe camponesa que era os servos que ficava nas terras do senhor feudal,porem tinham que pagar severo impostos(corveia- trabalho gratuito,3 dias na semana nas terras do senhor feudal,talha-metade da producao ao senhor feudal,banalidade-pagar pelos equipamentos do senhor,tostao de pedro -tributo pago para igreja 10 por cento do valor e mao morta)e a questao nao pergunta sobre colonato e sim,sobre a divisao dos servos que era um grupo trabalhava na agricultura agropastoril (campones e servos)o outro fazia trabalhos para o senhor(tudo o que o senhor feudal ordenasse) esse era os viloes.
-
A redação final dá a impressão que os 2 grupos são dos senhores - os quais seriam vassalos e suseranos - e não dos servos.
-
A estrutura sintática da questão faz com que a ideia da classe que se dividia em 2 grupos se refira ao CAMPONES, e não ao senhor feudal. Dessa forma, a unica altenativa que descreve o camponês é de servos e vilões, dois tipos de trabalhadores rurais. A relação de suserania e vassalagem está atrelada a grupos mais elitizados, os nobres.
-
Cara, deu uma duplicidade essa pergunta!
-
Texto de apoio sobre o mundo feudal, tema recorrente em provas do tipo, abordando a organização social do período em suas formas e componentes. Enunciado que busca apontar os dois principais grupos de camponeses que viviam sob domínio dos senhores feudais.
A) Suseranos e vassalos faziam parte das camadas mais altas da sociedade feudal à nobreza. Nesse relacionamento, o Suserano era o que doava terras ou algum tipo de vantagem como a cobrança de impostos ou pedágios enquanto o vassalo era aquele que recebia algo do suserano e lhe devia lealdade e apoio.
B) Cavaleiros em geral eram nobres, ligados a ordens religiosas ou homens ricos, capazes de assumir os altos custos militares da época. Já soldados em geral eram camponeses recrutados de acordo com as necessidades da guerra e na maioria das vezes servos de um senhor.
C) Os servos são camponeses que nasceram nas terras do feudo e estão presos à terra, já o baixo clero faz parte da igreja, responde a autoridades eclesiásticas e não está preso a terra.
D) Os servos são de fato camponeses presos à terra. Apesar de não serem escravos, devem obediência ao senhor das terras onde vivem e não possuem livre circulação. Vilões são o estrato social imediatamente superior aos servos e devem obediência ao senhor feudal mas vivem em vilas daí a origem do nome e possuem um grau de servidão menor que o dos servos. Resposta correta.
E) O vilão devia obediência ao senhor feudal e devia pagar tributos diversos, mas poderia deixar o feudo se quisesse. Já os salteadores, eram homens fora da lei que praticavam assaltos, geralmente em florestas e caminhos de ligação entre os feudos.
Considerações finais:
O período medieval possui uma organização social relativamente complexa e bem diferente da conhecida em períodos posteriores. É importante conhecer os diferentes estratos sociais e suas respectivas obrigações que compunham essa formação social histórica.
Gabarito do professor: D
-
Lembrando que Suseranos e vassalos eram laços de subordinação entre nobres. Era alguém que já possuía terra e fazia laços com alguém com mais poder.
Letra D
-
Vilões era aqueles que queriam fugir do Feudo
-
RAQUEL PINHEIRO, VC ESTA CERTA, ATE PQ OS VILOES NAO VIVIAM SOBRE DOMINIO DE NINGUEM, ELES APENAS DEVIAM FAVORES AOS SENHORES COMO A BANALIDADE, MAIS VIVIAM LIVRES SEM OBRIGAÇAO ALGUMA DE FICAR EM TERRA
-
Uma boa questão, porém, muitos historiadores consideram os vilões e ministeriais como um estamento "intermediário", ademais, os vilões não ficavam presos à terra, pois eram indivíduos que forneciam sua força de trabalho temporariamente a um senhor feudal, logo, livre de vínculos servis. Mesmo assim dá para chegar na alternativa correta por eliminação.
-
qst q tem q ter atenção na interpretação no final
-
SERVOS E VILÕES: camponeses presos a terra
-
Os vilões eram camponeses livres que viviam em vilas. Provenientes de trabalhadores livres do Império Romano, possuíam alguma alguma autonomia e também algumas pequenas propriedades de terra.