SóProvas


ID
3126511
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Muitos europeus acreditavam que, em direção ao sul, o mar seria habitado por monstros e estaria sempre em chamas. Se arriscassem cruzar o oceano Atlântico, à época conhecido como mar Tenebroso, iriam se deparar com o fim do mundo. Mesmo assim, os portugueses se lançaram às Grandes Navegações, no final do século XV. Considerando:


I – A Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos;

II – A Criação da Companhia das Índias Ocidentais;

III – A existência de um poder centralizador e de um Estado unificado;

IV – A descoberta da imensa mina de prata em Potosí pelos lusitanos;

V – A invenção da bússola pelos portugueses na Escola de Sagres.


Assinale abaixo a alternativa que apresenta as causas que levaram à Expansão Marítima Portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • I – A Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos;

    A tomada de Constantinopla pelos otomanos impediu o comércio com o Oriente, fazendo com que fosse necessário buscar novas rotas para o comércio.

    III – A existência de um poder centralizador e de um Estado unificado;

    Com o Estado unificado e o poder centralizado, a burguesia encontrou o cenário ideal para financiar as grandes navegações e obter lucros.

    GABARITO: LETRA B

    MEU ↯ CANAL ↯ NO YOUTUBE COM VÁRIAS QUESTÕES RESOLVIDAS

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite

  • A bússola foi uma das invenções, após o início das grandes navegações portuguesas.

  • II – A Criação da Companhia das Índias Ocidentais , isto foi dos holandeses

  • I-> APÓS A TOMADA DE CONSTANTINOPLA, O COMÉRCIO DE ESPECIÁRIAS É REDUZIDO CONSEQUENTEMENTE OBRIGANDO AOS PAÍSES EUROPEUS A BUSCAREM NOVAS RIQUEZAS EM OUTRAS TERRAS (CORRETA)

    II->A WIC FOI CRIADA PELA HOLANDA APÓS AS INVASÕES HOLANDESAS E PERNAMBUCO (FALSO)

    III-> GRAÇAS A ALIANÇA COM A BURGUESIA NA REVOLUÇÃO DE AVIS, PORTUGAL TINHA PODER CENTRALIZADO E CAPITAL PARA INVESTIR NAS NAVEGAÇÕES, ALÉM DISSO, ESTAVA EM POSIÇÃO PRIVILEGIADA E COM AUSÊNCIA DE GUERRAS.(CORRETA)

  • Mitos anteriores às grandes navegações europeias eram muito comuns por todo o continente naquele período. 

    Análise das alternativas:

    I A queda de Constantinopla pôs as rotas de comércio com o Oriente fora do alcance de mercadores cristãos interrompendo o abastecimento de especiarias e artigos de luxo para cortes de toda a Europa. Isso motivou portugueses e espanhóis a buscar um caminho marítimo para as Índias. Alternativa correta


    II A importante companhia monopolista de comércio holandesa, responsável pela ocupação de Pernambuco, só seria criada no século seguinte ao início das grandes navegações. Afirmativa errada


    III A unificação de pequenos reinos cristãos que dá origem a Portugal permite a organização do esforço necessário para empreender as grandes navegações que encontram a rota navegável para as Índias e o Novo Mundo do continente americano. Alternativa correta

    IV As minas de prata do Potosi forma uma conquista dos espanhóis. Afirmativa errada

    V A bússola foi inventada pelos chineses. Afirmativa errada

    B) I e III resposta correta.





    Considerações finais:


    As grandes navegações é um dos processos históricos de maior importância tanto para a História Geral quanto para a do Brasil e América. É recorrente sua abordagem em provas e seus estudos devem levar em consideração os diferentes aspectos anteriores, simultâneos e posteriores a esse processo. 





     
    Gabarito do professor: B
  • I- A tomada de constantinopla inviabilizou o mar mediterrêneo e com isso ficou díficil comercializar, acabou tendo que buscar novas rotas alternativas

    II- Criada após o séx XV

    III- Sim, o famoso absolutismo

    IV- Quem descobriu fois os espanhóis, pois quem dominou a Bolívia foram eles

    V- A bússula foi criada pelos chineses

  • Creio que a alternativa I esteja errada, pois a questão pede o seguinte: as causas que levaram à Expansão Marítima Portuguesa.

    Como sabemos, após a revolução de Avis Portugal já era um estado nacional, isso em 1385, já iniciando seu processo de expansão e de busca por novas rotas comerciais. A alternativa I afirma o seguinte: A Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos. Sabemos que isso ocorreu em 1453, nessa época Portugal já estava muito adiantado no seu processo de expansão, com diversas feitorias para o comércio na costa africana, já havia chegado e colocado em prática sua máquina colonial na ilha da madeira e no arquipélago dos açores, fazia comércio com chefes africanos, etc. Logo, fica evidente que isso não levou à expansão marítima Portuguesa, pois Portugal já estava no seu processo de expansão!!!

    O que poderia ser considerado verdadeiro era se a banca colocasse: as causas que levaram a EUROPA!

    Pois a tomada de Constantinopla foi sim muito decisivo, porém para os demais países que ainda não estavam nas grandes navegações!

    Espero que entendam meu ponto de vista, caso eu estiver com um raciocínio equivocado peço que me corrijam! Um forte abraço, guerreiros! fé na missão!

  • I- CORRETO. O bloqueio marítimo em genova e veneza e o bloqueio terrestre com a tomada dos turcos otomanos em constantinopla provocou a busca por rotas para o comércio.

    II- ERRADO;

    III- CORRETO. Portugal foi o primeiro estado nacional moderno ( absolutista );

    IV- ERRADO. Quem financiou as grandes navegações foi a tomada de Ceuta.