SóProvas


ID
3126520
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assim como os fenômenos físicos – diziam os iluministas -, as relações entre os indivíduos são regidas pelas leis da natureza. Os pensadores iluministas podem ser divididos em dois grupos: os filósofos e os economistas. Respectivamente, são representantes desses dois grupos:

Alternativas
Comentários
  • O iluminismo foi um dos fenômenos sociais mais importantes da história ocidental de onde saíram fundamentos filosóficos, econômicos e jurídicos que organizam sociedades até os dias atuais. Conhecer seus principais autores, ideias, causas, consequências, influências e contexto histórico é fundamental numa boa preparação. 

    Análise das alternativas:

    A) Voltaire foi importante filósofo cuja grande preocupação foi a intolerância religiosa, política e de ideias em geral cujo conjunto do pensamento o tornou um dos fundadores do liberalismo politico. Adam Smith é considerado fundador da economia moderna e produziu extensa obra sobre o liberalismo econômico onde critica os preceitos intervencionistas econômicos do mercantilismo absolutista. Tem em sua obra mais famosa "A Riqueza das Nações" uma poderosa defesa da livre concorrência e popularizou a expressão "mão invisível do mercado" ao defender a autorregulação das práticas econômicas a partir dos interesses de produtores e compradores.  Alternativa correta

    B)  Diderot foi importante escritor e filósofo que dentre outras contribuições fundou o movimento enciclopedista ao escrever "Encyplopédie", com o objetivo de reunir todo o conhecimento humano na mesma obra. Montesquieu foi importante filósofo responsável pela teoria da separação dos três  poderes que compõem a nação.  
    C) Piaget importante psicólogo e educador suíço com grande contribuição nas áreas da educação e epistemologia. François Quesnay médico e economista tem importante produção antimercantilista  criador da chamada "Lei da Oferta e Procura" influenciou as ideias de Adam Smith.

    D) Vincent de Gournay economista e negociante  francês grande defensor da indústria e do livre mercado e ferrenho crítico das estruturas burocráticas do Estado.  Voltaire foi importante filósofo cuja grande preocupação foi a intolerância religiosa, política e de ideias em geral cujo conjunto do pensamento o tornou um dos fundadores do liberalismo politico. 
    E) François Quesnay médico e economista tem importante produção antimercantilista criador da chamada "Lei da Oferta e Procura" influenciou as ideias de Adam Smith. Sartre filósofo e escritor francês criador do "existencialismo" possui importante contribuição a filosofia do século XX recebendo por isso um prêmio nobel de literatura. 



    Gabarito do professor: A



  • Voltaire defendia a ideia de uma monarquia centralizada, cujo monarca deveria ser culto e assessorado por filósofos.

    Foi um crítico severo das instituições religiosas, bem como dos hábitos feudais que ainda vigoravam na Europa. Afirmava que apenas aqueles dotados de razão e liberdade poderiam conhecer as vontades e desígnios divinos.

    Adam Smith afirmava que somente com o fim dos monopólios e da política mercantilista o Estado iria prosperar de fato.

    Isso porque a riqueza das nações advinha do esforço individual (self-interest) que, por sua vez, é o que fomenta o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

  • Voltaire = Despotismo Esclarecido

  • Principais nomes do Iluminismo

    John Locke

    Montesquieu

    Voltaire

    Rousseau

    Principais nomes do Economistas

    Adam Smith.

    François Quesnay.

  • François Quesnay -> Foi um filosofo fisiocrata, muito atuante na corte de Luís XV, tentou colocar em prática as ideias da fisiocracia na França mas não conseguiu.

    Voltaire -> Filosofo iluminista, defendia principalmente a liberdade de pensamento, há uma frase que é relacionada a ele: "Não concordo com o que me dizes mas defendo até a morte seu direito de dizer", muito possivelmente ele não disse isso, mas resume bem o seu pensamento.

     Adam Smith -> Conhecido como o pai do liberalismo econômico, autor de "A Riqueza das Nações".

    Com isso já chegamos no gabarito!

  • Bizu pra essa questão, se liga só:

    Adam Smith (pra facilitar apenas) era economista. Qualquer outro que n

    ao seja ele mesmo, Rousseau, Voltaire, John Locke e Montesquieu está errado.

    Rousseau, Voltaire, John Locke e Montesquieu não eram economistas, eram filósofos, e como a questão pediu

    Os pensadores iluministas podem ser divididos em dois grupos: os filósofos e os economistas. Respectivamente

    Basta só encontrar o economista que você mata a questão. Logo letra A de Aprovação

  • PRINCIPAIS FILÓSOFOS ILUMINISTAS (LIBERAIS)  

    → John Locke: acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo; defendia o direito à rebelião dos povos oprimidos.

    → Voltaire: Monarquia centralizada.

    Crítico das instituições religiosas e dos hábitos feudais. (Despotismo Esclarecido)

    → Jean-Jacques Rousseau: defendia um estado democrático. “Contrato social”.  influenciador da inconfidência mineira.

    → Montesquieu: defendeu a divisão do poder político em sua obra “O Espírito das Leis”.

    PENSADORES ECONOMISTAS 

    → François de Quesnay: era contra a intervenção do Estado e acumulação de metais e regulamentações do mercantilismo. Para ele a terra era a fonte da riqueza.

    → Adam Smith: (a riqueza das nações) defendia a intervenção mínima do Estado na economia, a livre concorrência, a livre iniciativa e o livre mercado.

    "Você é o seu limite."