SóProvas


ID
3126523
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A industrialização da segunda metade do século XVIII, particularmente na Inglaterra, iniciou-se com a mecanização do setor têxtil, cuja produção tinha amplos mercados nas colônias inglesas. Qual tratado abriu as portas das colônias portuguesas para as manufaturas inglesas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Ficou conhecido como Tratado de Methuen, ou tratado de Panos e Vinhos, um acordo entre Portugal e Inglaterra vigente entre 1703 e 1836 e que envolvia a troca entre os produtos têxteis ingleses e o vinho português. Seu nome é uma referência ao embaixador britânico que dirigiu as respectivas negociações. O tratado é muitas vezes mencionado como um dos fatores de supressão da indústria portuguesa e consequente atrelamento da economia do país à britânica, levando em última instância a economia portuguesa a uma estagnação. Aliás, uma das principais consequências deste tratado foi o abandono da política de fomento industrial do conde de Ericeira.

    MEU ↯ CANAL ↯ NO YOUTUBE COM VÁRIAS QUESTÕES RESOLVIDAS

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite

  • O chamado Tratado de Utrecht, instituído em 1713, constituiu um conjunto de imposições à Espanha e à França determinado pelos países vencedores da Guerra de Sucessão Espanhola. As resoluções desse tratado redefiniram parte da geografia da Europa e colaboraram para acelerar o processo de ruptura com o Pacto Colonial (ou Exclusivo Colonial) da Espanha com suas colônias na América.

    Tratado de Methuen, de 1703. CORRETA

    Tratado de Madri, tinha o objetivo de substituir o Tratado de Tordesilhas (1494), estabelecendo assim, novas fronteiras entre as colônias de Portugal e Espanha na América.

    Através deste Tratado, Portugal cedia a Colônia do Sacramento (no Uruguai) para a Espanha. Esta, por sua vez, dava o território ocupado pelos Sete Povos das Missões. O acordo foi assinado em 13 de janeiro de 1750 entre os reinos de Portugal e Espanha

    O Tratado de Paris foi assinado em 1763, com o objetivo de encerrar a Guerra dos Sete Anos. Foram signatários a Grã-Bretanha, França, Portugal e Espanha.

  • O ouro brasileiro deixou buracos no Brasil, templos em Portugal e fábricas na Inglaterra."

  • FAMOSO "PANOS E VINHOS"

  • Tratados são soluções diplomáticas que evitam ou encerram conflitos armados e possuem múltiplas repercussões. Os mais importantes de serem estudados são os que, de alguma forma, causam profunda modificação na organização geopolítica global e os que de alguma forma relacionam-se com acontecimentos determinantes da História do Brasil. 
    Análise das alternativas:

    A) Foi o primeiro tratado de dois com o mesmo nome firmado nos países baixos, atual Holanda, que pôs fim a crise de sucessão espanhola e envolveu várias potências europeias. Sua importância para o a História do Brasil é a definição de fronteiras ao Norte nos limites entre a Guiana Francesa e o Amapá. 

    B) A abertura da colônias portuguesas as manufaturas inglesas não é fato de pouca repercussão já que representa a quebra de um dos preceitos mais importantes do colonialismo que é o monopólio comercial metropolitano. Na prática, esse ato representou a submissão dos interesses portugueses ao britânicos. Alternativa correta

    C) Tratado que pôs fim a guerra do sete anos entre França e Inglaterra e envolveu principalmente negociações sobre as colônias da Franca, Inglaterra, Portugal e Espanha.  


    D) Possivelmente o mais importante tratado entre Portugal e Espanha sobre a redefinições de limites entre suas colônias na América. Na prática redefiniu os limites do Brasil incluindo um longo processo de expansão territorial do litoral para o interior que ultrapassou em muito os limites do antigo tratado de Tordesilhas. Ao término das negociações a colônia do Brasil saiu com contornos territoriais bem próximos dos atuais. 

    E) Continuação das negociações do primeiro tratado de mesmo nome só que dessa vez envolvendo Portugal e Espanha que na prática devolvem um ao outro territórios coloniais conquistados, ficando Portugal com a colônia de Sacramento, atual Uruguai.  


    Gabarito do professor: B


  • ●Tratado de Methuen (Panos e Vinhos): acordo entre Portugal e Inglaterra (1703 e 1836) envolvendo a troca entre os produtos têxteis ingleses e o vinho português, levando a economia portuguesa a uma estagnação. 

    "Você é o seu limite."

  • O Tratado de Methuen,de 1703 foi um trato comercial assinado entre Inglaterra e Portugal na qual tinha a função de estabelecer privilégios alfandegários para os vinhos português para os inglês,e as manufaturas inglesas para os portugueses.

    Esse tratado foi importante pois devido ao acumulo de capital desse tratado, somado com a Revolução Gloriosa, foi possível financiar a Revolução Industrial na Inglaterra.

    O Tratado de Methuen é comumente chamado de Tratado de panos e vinhos.

  • Lembrando que esse tratado dos PANOS E VINHOS trouxe um grande prejuízo a Portugal, pois foram contraídas dívidas com os ingleses e grande parte do ouro encontrada no brasil, era usado para pagar essa dívida com os ingleses