A dose é a quantidade da substância administrada a um “organismo vivo”, enquanto a concentração se refere a porcentagem de uma substância em um determinada composto.
A formação de fluoreto de cálcio no dente e consequentemente o efeito anticárie que esse fluoreto oferece está diretamente relacionado a concentração fo flúor aplicado. Quanto maior a concentração, maior a formação de fluoreto de calcio e maior o efeito anticárie. Por isso, é correto dizer que "o efeito anticárie do fluoreto é concentração-dependente". Em relação a Fluorose, O grau de alterações é função direta da dose de F à que a criança está sujeita (mg F/kg/dia) e do tempo de duração da dose, logo é correto dizer que o risco de fluorose é dose-dependente.
Quando a questão diz que "A redução na quantidade de creme dental fluoretado usada em crianças diminuiria o risco da fluorose dental sem afetar significativamente seu benefício anticárie." isso está correto, pois o risco da fluorose depende da dose, portanto basta usar uma dose pequena de pasta (famoso grão de arroz) que o risco será reduzido sem reduzir o poder anticárie, contando que a concentração da pasta esteja correta (entre 1000 e 1500PPM).