Embora pareça referir-se à Revolta da Chibata, a questão, na verdade, tem como tema a questão do que é patrimônio histórico.
Define-se normalmente “patrimônio histórico" como um título conferido a um bem móvel, imóvel ou natural, que seja considerado valioso para uma comunidade, grande ou pequena.
O patrimônio, dito histórico, não costuma ter um valor puramente histórico, mas em geral está intimamente interligado a um ou mais de uma série de outros atributos, de natureza estética, cultural, artística, ambiental, social, simbólica, documental, científica, antropológica ou religiosa entre outras . O reconhecimento de um bem como patrimônio histórico visa, em essência, preservar um legado importante do passado para as gerações futuras.
Há que assinalar a alternativa que indica uma afirmativa que é correta a partir da interpretação do trecho à luz do conceito de patrimônio.
A) CORRETA- Durante muito tempo a História, que sempre apresenta uma reconstrução daquilo que já não é mais, mostrou apenas o lado dos vencedores e dos dominadores. Daí o fato das camadas populares não terem o protagonismo nas narrativas.
B) INCORRETA- O trecho não trata da memória nacional tampouco do trabalho de pesquisa das universidades públicas brasileiras.
C) INCORRETA- O trecho citado mostra as “pedras pisadas do cais" como “monumento" e não se relaciona diretamente com o tombamento de igrejas e outros locais históricos. Tais pedras não são tombadas como parte da memória nacional.
D) INCORRETA- Existe uma política de defesa do patrimônio histórico, mesmo que não seja sempre eficaz. Mas, a representação dos diferentes grupos sociais na memória nacional não é igual
E) INCORRETA- O que é considerado “patrimônio histórico" não é somente aquilo que se refere à momentos considerados emblemáticos ou significativos e, sim, aquilo que corresponde à memória que permite a construção da História.
Gabarito do Professor: Letra A.
Vamos lá tentar responder a questão com a bendita interpretação...
O trecho que tem mais ligação direta com a resposta é "que tem por monumento as pedras pisadas no cais" ou seja, não há nenhum monumento que lembre tal movimento (popular / não elitista).
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Por inferência, sabemos:
I) que não existem memórias, referências, monumentos, exaltação às classes ou pessoas desprovidas de poder e que tiveram importância/relevância na história (a exemplo a cultura negra e indígena); Assim nós conseguimos conectar a questão à afirmativa A quando ela diz: "os setores populares quase não são referência monumental no patrimônio histórico nacional.".
II) da existência de vários outros monumentos, atualmente, julgados como controversos e que talvez não devessem existir (um exemplo é o caso de exaltações feitas a bandeirantes em São Paulo por estátuas, museus, nomes de ruas, prédios famosos, etc). Tais referências só existem graças aos "chamados grupos vencedores na História que tentam impor a sua visão e a perpetuação de uma memória de dominação".
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Bons estudos