A questão aborda elemento fundador do pensamento social brasileiro e o texto de apoio trás fragmento que critica a obra e influência de clássico pensador brasileiro. O enunciado questiona qual dos intelectuais é o criticado.
A) Autor ensaísta do início do século XX produziu obra que visava compreender a formação da sociedade brasileira, influenciado por ideias claramente racistas, cuja contribuição ao pensamento social brasileiro desapareceu junto com a credibilidade das teorias raciais do século XIX.
B) Sociólogo com importante contribuição sobre a chamada teoria da dependência é mais conhecido pela carreira política que o levou ao lançamento do plano Real como ministro da fazendo de Itamar Franco e a eleição para presidente no mandato posterior.
C) Importante historiador brasileiro contribuiu em diversos aspectos com obras ligadas diversas áreas da História e historiografia nacionais.
D) Um dos fundadores da Sociologia brasileira, merece as críticas que recebeu por criar uma versão explicativa da formação social brasileira que desconsidera a exclusão dos africanos escravizados e seus descendentes abrindo o caminho para o mito da democracia racial no país.Alternativa correta.
E) Importante sociólogo brasileiro deu grande contribuição também a etnologia e ainda teve carreira política relevante.
Gabarito do professor: D.