SóProvas


ID
3128920
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Esse autor foi bastante criticado por intelectuais brasileiros por sua fluidez conceitual e por ter tido um grande papel na elaboração e difusão de um poderoso sistema ideológico que elimina as contradições do processo histórico brasileiro em nome de uma pretensa harmonia social. De acordo com essa visão, devemos a ele o mito de um Brasil exemplarmente miscigenado e socialmente democrático.
(Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke. As muitas faces da história – Nove entrevistas)

O excerto trata de

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda elemento fundador do pensamento social brasileiro e o texto de apoio trás fragmento que critica a obra e influência de clássico pensador brasileiro. O enunciado questiona qual dos intelectuais é o criticado.

    A) Autor ensaísta do início do século XX produziu obra que visava compreender a formação da sociedade brasileira, influenciado por ideias claramente racistas, cuja contribuição ao pensamento social brasileiro desapareceu junto com a credibilidade das teorias raciais do século XIX. 
    B) Sociólogo com importante contribuição sobre a chamada teoria da dependência é mais conhecido pela carreira política que o levou ao lançamento do plano Real como ministro da fazendo de Itamar Franco e a eleição para presidente no mandato posterior.

    C) Importante historiador brasileiro contribuiu em diversos aspectos com obras ligadas diversas áreas da História e historiografia nacionais.

    D) Um dos fundadores da Sociologia brasileira, merece as críticas que recebeu por criar uma versão explicativa da formação social brasileira que desconsidera a exclusão dos africanos escravizados e seus descendentes abrindo o caminho para o mito da democracia racial no país.Alternativa correta.

    E) Importante sociólogo brasileiro deu grande contribuição também a etnologia e ainda teve carreira política relevante.


    Gabarito do professor: D.
  • Gilberto Freyre vai ser o precursor da famosa "democracia racial". Em uma época em que se desprezava a cor negra em detrimento dos brancos, Freyre vai ser um dos primeiros a teorizar que a relação entre brancos e negros na sociedade brasileira é positiva, por causa da miscigenação.

    A maior crítica em relação ao mito da democracia racial é a noção de que os negros possuem a mesma oportunidade e condição social que os brancos.

    Gabarito D