Ernesto Geisel, assumiu a Presidência do Brasil em 15 de março de 1974. Seu governo foi marcado pelo início de uma abertura política e amenização da repressão imposta pela ditadura militar, mas encontrou fortes oposições de políticos chamados de linha dura. Durante seu mandato, ficaram marcados os seguintes acontecimentos: a fusão da Guanabara ao Rio de Janeiro, a divisão do Mato Grosso com a criação do Mato Grosso do Sul, reatamento de relações diplomáticas com a República Popular da China, reconhecimento da independência de Angola, realização de acordos nucleares com a Alemanha Ocidental, início do processo de redemocratização do país, extinção do AI-5 e grande adiantamento da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Gab: D
O trecho transcrito mostra os novos rumos da política externa brasileira a partir do governo de Ernesto Geisel, dentre os problemas então enfrentados pelo regime militar.
O Milagre Econômico não apresentara os resultados pretendidos. E, desde as questões internacionais geradas pelos choques do petróleo em 1974 e 1975 (estabilização de preços só virá após 1979, já no governo Figueiredo) , as taxas de juros do capital internacional haviam subido exponencialmente, pressionado a rolagem da dívida externa.
Além disso, a lógica de “luta contra o braço nacional do comunismo internacional" perdia força, em função de modificações na arena internacional. Os EUA haviam se aproximado da China comunista. Haviam sido assinados acordos entre EUA e URSS de controle de armamento nuclear . O panorama era diferente da década de 1960.
O trecho refere-se ao governo de um dos presidentes indicados nas alternativas.
A) INCORRETA- O governo de Jânio Quadros é anterior à 1964.
B) INCORRETA – Embora o trecho apresente características que parecem adequadas ao governo Goulart, este foi interrompido pelo golpe de 1964 e a obra de onde foi retirado o trecho tem como título “Brasil: do golpe de 1964 à redemocratização" de Evaldo Vieira. Ou seja, refere-se ao período após 64.
C) INCORRETA- O governo de Costa e Silva foi momento de retirada de prerrogativas cidadãs, pelo AI5 e, de uma maior repressão em relação àqueles que eram oposição ao regime, taxados de “comunistas" de maneira genérica.
D) CORRETA – O governo de Ernesto Geisel, durante o período do regime militar, foi marcado não só pelo início da abertura “lenta, gradual e segura" como também por novos rumos da política externa brasileira preconizava pelo Ministério das Relações Exteriores. Perdia-se a lógica de “luta contra os comunistas" e há uma abertura para uma política externa multilateral e uma aproximação com países do chamado Terceiro Mundo, socialistas ,como Angola e Moçambique – e, para completar, lusófonos.
E) INCORRETA- O governo de Figueiredo, último do regime militar, apenas deu continuidade às orientações iniciadas no governo Geisel.
Gabarito do Professor: Letra D.