SóProvas


ID
313066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Irã está envolvido em polêmicas relacionadas ao uso de energia nuclear e à possibilidade de uso dessa energia para a construção de uma bomba atômica. Com relação a essa polêmica e aos desdobramentos por ela suscitados, julgue os próximos itens.

Em junho de 2010, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovou novas sanções ao Irã.

Alternativas
Comentários
  • Correto. O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou nesta quarta-feira uma quarta rodada de sanções contra o Irã devido ao seu programa nuclear. 
    Dos 15 membros do Conselho, 12 votaram a favor das sanções, um deles --o Líbano-- se absteve e apenas dois --Brasil e Turquia-- votaram contra a adoção do pacote. 
    Os dois países --membros não-permanentes do Conselho de Segurança-- consideram que deve ser dado mais tempo à diplomacia depois do acordo que foi assinado em maio com o Irã para troca de combustível nuclear. 
    Após o término da votação, Susan Rice, a representante dos Estados Unidos no CS disse que as sanções "não são direcionadas contra o povo iraniano", mas sim "contra as ambições nucleares de um governo que repetidamente perdeu oportunidades de provar que seu programa nuclear tem somente fins pacíficos". 

    Fonte - Jusbrasil.

  • A questão está certa. O Conselho de Segurança da ONU, com base no capítulo VII da Carta das Nações Unidas, tem o poder de aprovar sanções militares e não militares contra países que ameacem a paz e a segurança internacionais. O Irã é acusado pelas potencias ocidentais de ter um programa de enriquecimento de urânio com finalidade de construir uma bomba atômica. Por essa razão, o país foi alvo de sanções não militares (que podem ser econômicas, diplomáticas, de comunicação, etc.)  do Conselho de Segurança diversas vezes. Uma delas ocorreu em 2010, como afirma a questão. Para serem válidas, as resoluções têm que ser aprovadas por 9 dos 15 membros do Conselho, incluindo os membros permanentes (EUA, Grã Bretanha, França, China e Rússia). No caso da sanção contra o Irã em 2010, foram 12 votos a favor, uma abstenção e dois contra (Brasil e Turquia). Em novembro de 2013, as principais potências mundiais e o Irã chegaram a um acordo sobre o programa nuclear iraniano, que tem o condão de suspender as sanções outrora impostas.