SóProvas


ID
3130819
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A decisão do presidente Donald Trump de retirar o apoio americano ao comunicado final da cúpula do G7 por meio uma mensagem no Twitter provocou reações da França e da Alemanha neste domingo [10.06] e minou o que já parecia ser um frágil consenso entre os Estados Unidos e seus principais aliados.

(G1. https://glo.bo/2OrHPlp. 10.06.2018. Acesso em 28.07.2018. Adaptado)

O ponto principal da cúpula e, também, da divergência dos Estados Unidos foi

Alternativas
Comentários
  • A diplomacia da era Trump já é conhecida pela rispidez com que trata aliados e hostilidade para com adversários. O texto comenta episódio da cúpula dos sete países mais ricos do planeta onde o mandatário Estadunidense recusa-se a participar da declaração conjunta final do encontro. O enunciado questiona o tema da divergência Norte americana com seus parceiros europeus.
    Análise das alternativas:

    A) Trump é reconhecidamente um negacionista das mudanças climáticas mas nunca demonstrou preocupação pública com as dificuldades da agropecuária africana num encontro como esse.

    B) A administração Trump considera normais ambientais um atraso ao desenvolvimento econômico e sequer aceitou participar do Acordo de Paris sobre a redução de emissões de gases causadores de efeito estufa.

    C) As restrições à imigração propostas por Trump encontram eco em algumas nações da Europa como a Hungria e Polônia, mas não foi sobre esse tema que causou a polêmica já que a posição de França e Alemanha é consideravelmente diferente sobre o tema.

    D) Trump pretende aumentar o arsenal nuclear e retirou os EUA de tratados de não proliferação de armas desse tipo. 

    E) Trump é publicamente protecionista iniciando uma guerra de tarifas comerciais sem precedentes com a China e recusou-se a endossar uma declaração final do encontro que condene as restrições que ele mesmo vem criando ao livre comércio.

    Considerações finais:

    A guerra tarifária EUA x China está longe do fim e mesmo durante as complicações econômicas mundiais relacionadas à pandemia de COVID19 parece se reduzir a tensão. Acompanhemos com bastante atenção as notícias sobre o tema.

    Gabarito: E