SóProvas


ID
3132205
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Constituem restos a pagar não processados as despesas que

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra C

    4.7. RESTOS A PAGAR

    São Restos a Pagar todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente. Distingue-se dois tipos de restos a pagar: os processados (despesas já liquidadas); e os não processados (despesas a liquidar ou em liquidação).

  • PROCESSADAS = LIQUIDADAS / NÃO PROCESSADAS = NÃO LIQUIDADAS

    O restante é igual: EMPENHADAS e NÃO PAGAS

  • GAB: C

    Restos a pagar são as despesas empenhadas, mas não pagas dentro do exercício financeiro.

    Podem ser:

    Processados: empenhados, liquidados e não pagos.

    Não Processados: empenhados, não liquidados e não pagos.

    Fonte: Material do Estratégia

  • A questão trata de RESTOS A PAGAR. Esse assunto se encontra no contexto da DESPESA PÚBLICA. Está disciplinada na Lei nº 4.320/64, que dispõe sobre normas gerais de Direito Financeiro, e no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).


    O Restos a Pagar está disposto no art. 36 da Lei nº 4.320/64, como segue:

    “Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas."


    É importante ter conhecimento de quais são os estágios da execução da despesa, pois a banca costuma “misturar" o entendimento desses estágios. Conforme item 4.4.2, pág. 98, do MCASP, a execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei nº 4.320/1964: empenho, liquidação e pagamento. Nessa ordem.


    Observe o item 4.7, da pág. 121 do MCASP:

    4.7. RESTOS A PAGAR

    São Restos a Pagar todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente. Distingue-se dois tipos de restos a pagar: os processados (despesas já liquidadas); e os não processados (despesas a liquidar ou em liquidação)."

    Portanto, entende-se que restos a pagar não processados são despesas que foram empenhadas, mas não foram liquidadas e não pagas no exercício.

    Gabarito do professor: Letra C.

  • Q1044066 - Foram empenhadas, mas não foram liquidadas e pagas no exercício. (entendo que FORAM pagas).

    Q848424 - São as despesas que foram empenhadas no exercício, mas não foram liquidadas e nem pagas.(entendo que NÃO foram pagas).

  • sinceramente, fica difícil essas bancas colocarem dessa maneira como certa... seria NÃO PAGAS e ponto... colocar esse "E" PAGAS... na minha ótica está errado! A pessoa estuda, se acaba e daí vem uma banca sem criatividade pra formular a questão sem coerência e injustamente... isso não é pegadinha! não vejo lógica nessa "assertiva" gabarito