Arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus têm corresponsabilidade no processo de recuperação da informação, em benefício da divulgação cientifica, tecnológica, cultural e social, bem como do testemunho jurídico e histórico. Esses objetivos são alcançados pela aplicação de procedimentos técnicos diferentes a material de distintas origens.
Recolher, tratar, transferir, difundir informações é o objetivo convergente de arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação. Partindo de material diversos e através de mecanismos técnicos completamente distintos, essas instituições devem estar aptas a cobrir, da maneira mais completa possível, um "campo de investigação". Têm em comum, portanto, as finalidades a que se destinam e o papel que ocupam no processo social, cultural e administrativo de uma sociedade.
Gabarito ( B )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
Os órgãos de documentação possuem muitas semelhanças entre si, assim como possuem diferenças. Essas diferenças, contudo, não devem ser vistas como vantagem ou desvantagem de um em relação ao outro, mas sim como complementos, pois todos os órgãos de documentação possem a mesma missão em essência: transmitir informação ao usuário.
Conforme nos ensina a Profª. Drª. Heloísa Liberalli Bellotto (Arquivos Permanentes: tratamento documental), os órgãos de documentação possuem em comum o recolhimento, o tratamento, a transferência e difusão de informações. Ou seja, possuem em comum o objetivo ao qual foram destinados e a função no processo social, cultural e administrativo, muito embora cada qual o cumpra de sua própria maneira particular.
Todas as demais funções apresentadas nos demais itens são típicas de arquivos, muito embora nada proíba outros órgãos de documentação de executá-las.
Gabarito do professor: Letra "B"