SóProvas


ID
3132619
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Ao se realizar a análise diplomática do Alvará de isenção dos tributos sobre o açúcar, de 1560, o trecho – e por lhes fazer mercê hei por bem, ordeno e mando que todas as pessoas que nas ditas terras e capitanias do Brasil ora têm ao diante tiverem engenhos d’açúcar moentes e correntes paguem nas ditas terras, de suas novidades, o dízimo, que é da Ordem de nosso senhor Jesus Cristo, como ora pagam e dos açúcares que por si ou por outrem trouxerem ou mandarem trazer a quaisquer portos ou vilas e lugares de meus Reinos e senhorios, por tempo de dez anos, não paguem direitos alguns de dízima, nem sisa, posto que neles os descarreguem e vendam, e isto mostrando, cada um que o tal açúcar trouxer ou mandar trazer, certidão de meus oficiais do Brasil, de como o tal açúcar é de seu engenho e que lá pagou o dízimo como é e passados os ditos dez anos, hei por bem e me praz por lhes fazer mais mercê, que do dito tempo em diante não paguem dos ditos açúcares que dos seus engenhos trouxerem, ou mandarem trazer a estes meus /reinos e senhorios, mais de um só direito, que é dez por cento, (...); porque para melhor se povoarem as ditas terras o hei assim por bem e quero que se cumpra e guarde pelos ditos tempos assim da maneira que dito é e que sejam escusos e libertados de pagarem direitos alguns dos ditos açúcares (...) – refere-se

Alternativas
Comentários
  • E

    Dispositivo: "dispositivo (dispositio), que é a substância do ato, seu “assunto” propriamente dito, em que se determina o que se quer (iniciado por um verbo na primeira pessoa, como “ordeno”, “mando”, “estabeleço”, “sou servido ...” etc;" (In: Como fazer análise diplomática)

  • GABARITO: E

    Vale o fundamento do comentário da Priscila Rosa.

    Exceto pelo tipo documental "Alvará de isenção dos tributos sobre o açúcar", acho que a questão caiu de paraquedas no tema "Arquivologia".

  • Conforme orienta a Profª. Drª. Heloísa Liberalli Bellotto, as categorias documentais são classificadas pelas gradações da representatividade jurídica dos conteúdos documentais. Podem ser três as categorias documentais: dispositivos, testemunhais e informativos.

    Os documentos dispositivos ainda se subdividem em normativos (manifestações de autoridades que devem ser obrigatoriamente acatadas por subordinados), de ajustes (representam acordos e pactos entre duas ou mais partes) e de correspondência (orientam a execução de normativos em ambiente mais interno ou restrito).

    Os documentos testemunhais são originados pelo cumprimento (ou não) de determinações constantes dos documentos dispositivos.

    Os documentos informativos são os que emitem opiniões ou enunciados, para trazer esclarecimentos solicitados a seu produtor sobre assuntos contidos em outros documentos.

    Pois bem, no comando da questão a leitura do fragmento nos traz uma ordem para que os donos de engenhos paguem os devidos dízimos. Como se trata de uma ordem, trata-se de um documento da categoria dos dispositivos normativos.
    Gabarito do professor: Letra "E"