SóProvas


ID
3134221
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Os primeiros sinais de queda nas coberturas vacinais em todo o país começaram a aparecer ainda em 2016. De lá para cá, doenças já erradicadas voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro são alguns dos estados que já confirmaram casos da doença neste ano. O grupo de doenças pode voltar a circular no Brasil caso a cobertura vacinal, sobretudo entre crianças, não aumente.

(https://bit.ly/2zt2imk. Adaptado)


O grupo de doenças que volta a ameaçar as crianças no Brasil que, de acordo com o Ministério da Saúde, deve-se principalmente à baixa cobertura vacinal dos últimos anos e a vinda de estrangeiros de países em que as doenças estão ativas, é

Alternativas
Comentários
  • Crises sanitárias de grande porte, como a que vivemos atualmente com o COVID 19, são relativamente raras, mas episódios similares de menor alcance são bem comuns e devem ser acompanhados com bastante atenção no noticiário. O texto de apoio aborda notícia sobre a tendência de queda na cobertura vacinal brasileira e o enunciado questiona quais são as enfermidades que mais ameaçam crianças no Brasil. 
    A) São doenças cuja cobertura vacinal tradicionalmente é tão eficiente que pouco se fala sobre as mesmas, no entanto, conforme a notícia do texto de apoio,  estão perdendo a cobertura e podem voltar a circular devido a reintrodução de seus agentes causadores principalmente por conta de imigrantes provenientes de áreas de pouca ou nenhuma vacinação e pela baixa adesão de responsáveis por crianças em idade de vacinação devido a pouca presença destas doenças no cotidiano da sociedade e por notícias falsas sobre efeitos adversos das vacinas disseminadas em canais não oficiais sobre o tema. Alternativa correta.  
    B) Dengue conta com vacina em fase inicial de utilização no Brasil, Febre Amarela e Difteria possuem vacinação tradicional e consolidada entre crianças.

    C) Coqueluche e tosse comprida são diferentes nomes para a mesma doença.

    D) Nenhuma das três está relacionada a casos sabidamente causados por estrangeiros de países de baixa cobertura. 

    E) Não estão entre as doenças que tiveram aumento de casos divulgados.


    Gabarito do professor: A