SóProvas


ID
31345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A elasticidade preço da demanda de um bem é fundamental
para se compreender a reação da quantidade demandada a
mudanças em seu preço. Com relação a esse tema, julgue
(C ou E) os itens seguintes.

Bens que têm pequena participação no orçamento tendem a ter uma demanda inelástica em relação ao preço.

Alternativas
Comentários
  • Bens com baixa participação no orçamento têm elasticidade preço da demanda menor do que |-1| porque o consumidor não se importará muito com mudanças pequenas no preço de bens que não pesam em seu orçamento.

    O comentário abaixo é tautológico.
  • Estranho. Um pessoa que só vai de vez em quando a restaurantes, por falta de dinheiro, pode deixar completamente de comer fora caso o preço dos restaurantes aumente ou pode passar a ir mais vezes caso o preço caia. A pergunta não considera o tipo de bem. Bens superiores têm baixa participação no orçamento e possuem demanda elástica, não?
  • Esse tipo de bem pode ser considerado inferior, tal como o sal de cozinha.
  • 1) Erivalter, a demanda de um bem superior é elástica justamente porque o mesmo tem peso considerável no orçamento. Ou seja, eu só vou frequentar mais o restaurante ou deixar de ir (qdo o preço aumenta) porque essa despesa tem participação considerável em meu orçamento. Caso contrário, minha demanda seria inelástica e eu não me importaria com o preço para frequentar ou não o restaurante.2) Bem inferior é aquele que cuja demanda diminui quando a renda aumenta, por exemplo, um restaurante barato (bandejão da faculdade, p.e.). SAL não é um bem inferior, porque mesmo quando sua renda aumenta vc provavelmente vai continuar a consumí-lo. Este seria mais um exemplo de bem essencial.3) Creio que a questão acima refere-se aos bens essenciais, que geralmente possuem participação pequena o orçamento e cuja demanda é inelástica (sal, papel higiênico, pasta de dente, etc).
  • Certo.

    Quanto mais essencial for um bem, mais inelástica sua demanda, visto que alterações no preço não farão o consumidor deixar de comprá-lo. Ex. Medicamento de uso crônico.

    Da mesma forma, quanto menor a participação de um bem no orçamento, ou seja, quanto menor o valor que ele representa nesse orçamento, também mais inelástica será sua demanda. Ex. Uma caneta esferográfica que custa 1,00 num orçamento de 1000,00. Se ela aumentar pra 1,30, o consumidor não deixará de comprá-la, já que essa alteração é irrisória no contexto do orçamento total.

  • Flávio

    Bens inferiores são aqueles que o consumidor tende a reduzir o seu consumo quando há aumento da renda. O consumo do Sal tende a se manter "anelástico" a renda, sendo, portanto, considerado bem normal. É o caso, por exemplo, dos bens de consumo saciado.
  • Se o preço do lápis aumentar vc comprará menos lápis. Acredito que não! Sabe por quê?
    Por que o valor é muito pequeno. Vc nãos se importará tanto com o preço. Então o lápis tem DEMANDA INELÁSTICA.

    CERTA

    Bons estudos a todos!

     

  • Complementando o exemplo do Futuro APF a caixa de fósforo é um outro exmplo. Imagine que a caixa de fósforo custe R$ 0.50. Caso ocorra um aumento de R$ 0,45 (90%), a tendência é de que o consumidor continue comprando a caixa de fósforo, pois é um bem de pequena participação no orçamento.
  • Esta correta a questão, se ler com atenção a sentença  " tendem a ter uma demanda inelástica em relação ao preço " , há de concordar que na maior parte dos casos isto ocorre.