Letra B
ERRADA. Na zona açucareira, os escravos urbanos gozavam de maior liberdade do que na zona mineira, uma vez que podiam ser artesãos, vendedores, carregadores, escravos do ganho ou escravos de aluguel para tarefas diversas, atividades incompatíveis com as da mineração.
->O trabalho escravo na região das minas não ficou somente restrito à extração do ouro, pois os escravos realizavam diferentes funções, como atividades ligadas ao transporte, comércio (ambulante) e à construção de pontes, ruas e edifícios.
CORRETA. A procura pela mão de obra negra africana nos engenhos contradiz a tese que afirma ser o tráfico negreiro o gerador da escravidão de africanos, ou seja, que a oferta teria precedido a procura.
-> Os negros foram feitos de escravos pela procura de mão de obra para trabalhar, inicialmente, na cana-de-açucar.
ERRADA. Com a expansão da mineração, deu-se, nesse período, uma drástica redução da escravidão negra na região Sudeste, uma vez que se passou a empregar, nessa área, exclusivamente, o trabalho de mineiros livres, ou seja, de imigrantes portugueses.
-> Durante a primeira década do século XVIII, um grande número de pessoas migrou para a região das minas. Entre essas pessoas se encontravam homens brancos europeus, colonos, africanos escravizados e indígenas e lá eles desenvolveram vários povoados, arraiais e vilas.
ERRADA. Um dos efeitos da mineração foi o surgimento de uma larga rede urbana nas zonas das minas e o crescimento do tamanho e de importância de São Salvador, porto de abastecimento das minas, de saída do ouro e capital colonial, até a chegada da Corte portuguesa, em 1808.
-> A capital foi transferida pelo Marques de Pombal antes da vinda da corte portuguesa para o Brasil. A corte fez investimentos quando chegou no Rio de Janeiro, quando se instalaram em 1808.
ERRADA. No século XVII, o Sudeste do Brasil se transformou em região típica de plantations açucareiras, que se assentavam, sobretudo, no trabalho de escravos africanos comprados aos holandeses que dominavam a região Nordeste.
-> O foco do Sudeste não foi a cana-de-açucar, a capitania de São Vicente iniciou uma jornada rumo ao interior do Brasil com o objetivo predominante de caçar índios e procurar ouro através dos bandeirantes.
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/trabalho-escravo-nas-minas.html
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/historia-economica-regiao-sudeste.html
"Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo