SóProvas


ID
3136105
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na América portuguesa, em consequência da ofensiva francesa e do declínio do trato asiático, foram tomadas em 1534 medidas para o povoamento e a valorização do território.
(ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 20).

As medidas mencionadas na afirmativa acima referem-se aos sistemas de administração que Portugal empregou no Brasil no século XVI. Em ordem cronológica, a partir de 1534, tais sistemas foram

Alternativas
Comentários
  • O sistema de capitanias hereditárias foi implantado a partir da expedição de Martim Afonso de Sousa, em 1530.

    Governo-geral foi o modelo administrativo utilizado pela metrópole portuguesa para governar sua colônia na América após 1548. Os governos-gerais surgiram após o sistema de capitanias hereditárias mostrar-se incapaz de levar adiante a empresa açucareira que se iniciava no território onde hoje está o Brasil.

  • Gab: B

    As feitorias eram fortalezas no litoral que além da defesa do território também armazenavam produtos como madeira e africanos escravizados. Não geraram povoamento do território e estavam mais ligados a marcar a presença portuguesa no território, que de colonizar efetivamente o território, o que somente aconteceu a partir de 1530 com a expedição de Martim Afonso de Souza. Em 1534 foram criadas as capitanias hereditárias, que dividiam do litoral à linha de Tordesilhas em 15 faixas. Devido à descentralização administrativa, dificuldades de contato e a forte resistência indígena. Em 1548 para centralizar as capitanias foi criado o Governo Geral e a primeira capital estabelecida em Salvador.

  • Letra B

    Capitanias Hereditárias -> 1534

    Governo Geral -> 1548 -> Foi criado devido ao insucesso das Capitanias.

    "Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo

  • capitanias hereditárias (1534) > governo geral (1548) - sistemas de governo da colônia.

    feitorias eram instalações que, geralmente, eram feitas no litoral a fim de facilitar e controlar o "comércio" com a metrópole, portanto não era um sistema de governo da colônia, era apenas um meio de facilitar o comércio.