SóProvas


ID
3136132
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o Período Regencial, ocorreram reformas que ficaram conhecidas como uma "experiência republicana", mas que acabaram por desatar forças até então contidas pelo unitarismo imperial. Por quase todo o período eclodiram revoltas populares que procuraram alterar a ordem política e social estabelecida.

A respeito dessas revoltas, iniciadas, exclusivamente, no Período Regencial, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA

    A cabanagem (1835-1840) foi o movimento armado mais popular do Brasil, é considerada a mais violenta das rebeliões do período regencial e a única em que as camadas populares conseguiram tomar o poder

    Principais causas: brigas de elite local sobre a nomeação do presidente da província.

    B) ERRADA

    A Guerra dos Farrapos ou a Farroupilha foi a mais longa revolução brasileira. Os motivos desse movimento estão ligados à atividade econômica da região: pecuária. Impostos abusivos, desejo de maior autonomia e até mesmo a separação, também são causas atribuídas ao movimento.

    Grandes fazendeiros e camadas médias urbanas (elites) participaram.

    C) ERRADA

    A Sabinada tem como sua principal causa a reação dos liberais exaltados à centralização regencial. Revolta estrita às camadas médias urbanas de Salvador e algumas tropas militares baianas, não foi um movimento de massa. Seu desfecho se deu com uma batalha corpo a corpo com mais de 1800 mortos

    D) CORRETA

    E) ERRADA

    A Revolução Praieira foi um movimento político e social que ocorreu em Pernambuco. Essa província enfrentava grave crise econômica devido a queda do preço do açúcar. Um grupo de liberais pernambucanos resolveu criar um partido próprio: O Partido da Praia, essa denominação se originou do nome da rua onde funcionava o jornal dos rebeldes, o Diário Novo.

  • cabanagem (1835-1840) foi o movimento armado mais popular do Brasil, é considerada a mais violenta das rebeliões do período regencial e a única em que as camadas populares conseguiram tomar o poder. Principais causas: brigas de elite local sobre a nomeação do presidente da província.

    Guerra dos Farrapos ou a Farroupilha foi a mais longa revolução brasileira. Os motivos desse movimento estão ligados à atividade econômica da região: pecuária. Impostos abusivos, desejo de maior autonomia e até mesmo a separação, também são causas atribuídas ao movimento. Grandes fazendeiros e camadas médias urbanas (elites) participaram.

    Sabinada tem como sua principal causa a reação dos liberais exaltados à centralização regencial. Revolta estrita às camadas médias urbanas de Salvador e algumas tropas militares baianas. Não foi um movimento de massa. Seu desfecho se deu com uma batalha corpo a corpo com mais de 1800 mortos.

    A Balaiada ocorreu no Maranhão e no Piauí, reuniu setores populares, como camponeses, vaqueiros e escravos, liderados pelo fabricante de cestos Manuel Francisco e o negro Cosme Bento.

    Revolução Praieira foi um movimento político e social que ocorreu em Pernambuco. Essa província enfrentava grave crise econômica devido a queda do preço do açúcar. Um grupo de liberais pernambucanos resolveu criar um partido próprio: O Partido da Praia, essa denominação se originou do nome da rua onde funcionava o jornal dos rebeldes, o Diário Novo.