SóProvas


ID
3136432
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              Redes antissociais


      Para além do hábito, as redes sociais se transformaram em paixão. Toda paixão nos torna cegos, incapazes de ver o que nos cerca com bom senso, para não dizer lógica e racionalidade. Nesse momento de nossa experiência com as redes sociais, convém prestar atenção no seu caráter antissocial e psicopatológico. Ele é cada vez mais evidente.

      O que estava escondido, aquilo que ficava oculto nas microrrelações, no âmbito das casas e das famílias, digamos que a neurose particular de cada um, tornou-se público. O termo neurose tem um caráter genérico e serve para apontar algum sofrimento psíquico. Há níveis de sofrimento e suportabilidade por parte das pessoas. Buscar apoio psicológico para amenizar neuroses faz parte do histórico de todas as linhagens da medicina ao longo do tempo. Ela encontra nas redes sociais o seu lugar, pois toda neurose é um distúrbio que envolve algum aspecto relacional. As nossas neuroses têm, inevitavelmente, relação com o que somos em relação a outros. Assim como é o outro que nos perturba na neurose, é também ele que pode nos curar. Contudo, há muita neurose não tratada e ela também procura seu lugar.

      A rede social poderia ter se tornado um lugar terapêutico para acolher as neuroses? Nesse sentido, poderia ser um lugar de apoio, um lugar que trouxesse alento e desenvolvimento emocional? Nas redes sociais, trata-se de convívios em grupo. Poderíamos pensar nelas no sentido potencial de terapias de grupo que fizessem bem a quem delas participa; no entanto, as redes sociais parecem mais favorecer uma espécie de “enlouquecimento coletivo”. Nesse sentido, o caráter antissocial das redes precisa ser analisado.

                                                                                (Cult, junho de 2019)

De acordo com o texto, a experiência vivida com as redes sociais permite que

Alternativas
Comentários
  • Arthur Carvalho salvando VIDAS ;-)

  • Gabarito: Letra E

    Conforme o texto: "O que estava escondido, aquilo que ficava oculto nas microrrelações, no âmbito das casas e das famílias, digamos que a neurose particular de cada um, tornou-se público. " (2º Parágrafo)

  • "O que estava escondido, aquilo que ficava oculto nas microrrelações, no âmbito das casas e das famílias, digamos que a neurose particular de cada um, tornou-se público. " 2 paragrafo

    Letra E as neuroses nelas se instalem, manifestando o que ficava escondido no âmbito das relações em geral.

    Sei que o gabarito da questão é a letra E, mas para mim há uma contradição entre o texto e a alternativa.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Hoje 07/12/19 estava refazendo essa questão e descobri que o equivoco foi exclusivamente meu.

    Percebi que na letra E "as neuroses nelas se instalem, manifestando o que ficava escondido no âmbito das relações em geral"

    o examinador disse que nas redes sociais as neuroses foram instaladas TORNANDO-SE PUBLICAS "manifestando o que ficava escondido" , mas antes elas FICAVAM ESCONDIDAS para as relações em geral conforme o texto " aquilo que ficava oculto nas microrrelações"

    Portanto, concluo que não há contradição no gabarito!

    Obs: Editei o comentário acrescentando o que descobri, mas deixei a primeira parte para compartilhar com os colegas minha duvida visto que também possa ser a de alguém.

  • Concordo com o Diego Oliveira Moura, a parte final da alternativa que fala no âmbito das relações em geral contrasta com o que está no texto.

  • Concordo com o Diego Oliveira Moura, a parte final da alternativa que fala no âmbito das relações em geral contrasta com o que está no texto.

  • O que estava escondido, aquilo que ficava oculto nas microrrelações, no âmbito das casas e das famílias, digamos que a neurose particular de cada um, tornou-se público.

  • Fui por eliminação, a menos errada é a letra E

  • Lendo o texto com cautela é possivel entende-lo e chega se a conclusao correta.

  • Resposta: Letra E

    Letra A – ERRADA – Segundo o autor, as redes sociais se tornaram uma paixão, figura que não combina com a ideia de cautela. Além disso, afirma o texto que nos tornamos cegos. Isso não combina com a afirmação de que é de conhecimento geral o mal que as redes sociais provocam.

    Letra B – ERRADA – Ao citar que “há muita neurose não tratada”, o autor dá a entender existem neuroses que são tratadas.

    Letra C – ERRADA – Trata-se de uma extrapolação. O que se afirma no texto é que as várias linhagens da Medicina buscam, ao longo do tempo, maneiras de amenizar

    as neuroses.

    Letra D – ERRADA – Segundo o autor, as redes sociais mais favorecem um “enlouquecimento coletivo” do que uma terapia em grupo.

    Letra E – CERTA – É a reprodução com outras palavras do que está dito em “O que estava escondido, aquilo que ficava oculto nas microrrelações, no âmbito das casas e das famílias, digamos que a neurose particular de cada um, tornou-se público”.