SóProvas


ID
3136492
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação aos deveres dos pais e dos filhos, é correto afirmar que a Constituição Federal determina que

Alternativas
Comentários
  • C.F/88

    Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.

  • Assertiva E

    os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade

  • GABARITO E

     

    Complementando: sendo os ou um dos pais pessoa idosa e tendo mais de um filho, esta poderá optar pelo filho que prestará a ajuda financeira. 

  • Dificil

  • Art. 229. Os pais têm o dever

    de assistir, criar e educar os filhos menores,

    e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.

    Nossa CF é bem humanística e BACANA mesmo: não falou em pais bons, mas em "OS PAIS"

    Os pais - dever (assistir-criar-educar) NÃO É SÓ ESCOLA QUE EDUCA os guris menores, ou seja, é DEVER dos pais EDUCAR;

    Os filhos (maiores) - dever de (ajudar e amparar) na velhice,carência OU enfermidade.

    Art. 230. A FAMÍLIA, a sociedade e o Estado têm o DEVER de amparar as pessoas IDOSAS, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.

    § 1º Os programas de amparo aos idosos serão executados PREFERENCIALMENTE em seus lares.

    § 2º Aos maiores de 65 anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.

  • A questão exige conhecimento acerca da disciplina constitucional ligada à proteção da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:

    Alternativa “a": está incorreta. Conforme art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.

    Alternativa “b": está incorreta. Conforme art.229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade

    Alternativa “c": está incorreta. A educação é também dever da família. Conforme art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 

    Alternativa “d": está incorreta. A educação é também dever da família. Conforme art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 

    Alternativa “e": está correta. Conforme art.229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.

    Gabarito do professor: letra e.



  • Essa parte deveria estar estampada no muro de todas as escolas.... Isso a Globo não mostra.

  • GABARITO E

    RUMO À CENTENÁRIA MILÍCIA DE BRAVOS !

    PM BA 2020

  • Princípio da solidariedade!

  • 180 pessoas creem que a mãe tem o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e o pai tem o dever de sustentar os filhos até 21 anos.

    180 pessoas.

  • PC-PR 2021

  • Letra E, mas tem pai querendo marcar a C kkk

  • GABARITO E

    Dentro da proteção que a Constituição concede à família, o art. 229 estabelece o princípio da reciprocidade de assistência entre pais e filhos. Por esse princípio, os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores; por sua vez, os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.