SóProvas


ID
31366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A crise deflagrada nos Estados Unidos da América no último trimestre
de 1929 afetou as políticas econômicas implementadas e o desempenho
da economia brasileira. Acerca desse tema, julgue (C ou E) os itens
seguintes.

Os efeitos da crise mundial sobre o comércio externo brasileiro não permitiram ao Governo Provisório qualquer interferência no mercado cambial brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • É evidente que foi possível interferir no cambio. A política de "proteção do café" adotada nesta época, por um lado, forçava o mercado externo, o que buscava elevar o quantum das expo9rtações de café, e por outro, promovia a desvalorização da moeda nacional, o que tornava o café mais competivito (contribuindo para forçar o quantum) e protegia o setor externo (os fazendeiros de café), pois este recebia mais em moeda nacional. Este mecanismo logou socializar as percas. Este esquema levaria ao desequilíbrio externo, ao qual buscou-se solucionar com a política de "industrialização por substituição de importações". Nunca é demais lembrar, que a política de "proteção do café" foi completada pela compra, por parte do Estado, dos invendáveis estoques de café, os quais foram destruidos para que não forçassem, para baixo, ainda mais os preços do produto. Para a compreensão mais refinada deste processo, sugiro a leitura a última parte do "Formação Econômica do Brasil" de Celso Furtado!

  • O historiador Boris Fausto assinala ao menos duas medidas do governo provisório em relação ao mercado cambial brasileiro: em um primeiro momento revogou o monopólio cambial do Banco do Brasil, política que havia sido aplicada nos últimos meses da presidência de Washington Luís, e posteriormente reintroduziu está prática, já com Oswaldo Aranha como Ministro da Fazenda, em 1931. Portanto, a afirmativa está errada.

     

    "Em setembro daquele ano [1931], os pagamentos relativos à dívida pública externa foram suspensos e se reintroduziu o monopólio cambial do Banco do Brasil. A última medida tinha sido decretada nos últimos meses da presidência de Washington Luís e revogada pelo governo revolucionário. O monopólio significava que os exportadores deveriam trocar a receita em moeda estrangeira no Banco do Brasil. O banco ofereceria também a moeda para pagar as importações, estabelecendo um critério de prioridade das consideradas essenciais." (Boris Fausto, História do Brasil, 286)


  • Houve o Controle Cambial com fim de promover a industrialização