-
GAB: C ! Conceito correto de tal princípio ! Exempo: Justiça militar produz documentos referentes a justiça militar , justiça do trabalho produz documentos referentes a direito do trabalho e assim por diante .
-
Falou em relação natural lembra de organicidade
-
A terminologia arquivística é um assunto recorrente em provas.
Dica: quase todos os termos elencados nas alternativas estão no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA). É importante que você utilize o dicionário durante a resolução das questões e faça marcações nos termos mais recorrentes em prova. Com o passar do tempo, você saberá quais são os termos que mais caem e poderá focar a sua atenção neles.
A questão busca identificar qual termo faz referência à relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora. Isso quer dizer que existe um termo que liga as atividades/funções da instituição aos documentos que ela produz.
Vamos analisar as alternativas.
a) Autenticidade, segundo as Diretrizes para a Presunção de Autenticidade dos Documentos de Arquivo, elaborada pelo Conarq, é a capacidade de um documento ser exatamente aquele que
foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e
adulteração". Em outras palavras, se um documento foi produzido a partir do tipo documental correto, com a estrutura correta, se quem assinou o documento tinha competência para tal, por exemplo, o documento é autêntico.
Dica: autenticidade é diferente de veracidade. Um documento verídico é aquele que possui o conteúdo condizente com a realidade. A autenticidade, por sua vez, está preocupada com o modo de produção do documento. Errada.
b) Unicidade: o documento de arquivo é único dentro do seu contexto de produção. Isso quer dizer que nos arquivos só temos um documento arquivístico para determinado fim, ao contrário das bibliotecas, que possuem como objeto diversos exemplares sobre um mesmo assunto. Errada.
c) Organicidade, de acordo com o DBTA, é a relação natural entre documentos de arquivo decorrência das atividades da entidade produtora. Isso quer dizer que um documento só é orgânico se ele foi produzido no decorrer das atividades da instituição. Se não existe atividade, não existe organicidade e não existe documento. Certa.
d) Privacidade não é um termo técnico arquivístico, portanto, essa é uma alternativa para ser desconsiderada em termos de aprendizado arquivístico. Errada.
e) Cumulatividade: os documentos de arquivo não são produzidos de forma automática e sim de forma natural, orgânica, para registrar as informações em um suporte documental, sobre uma atividade que está sendo desenvolvida. Essa atividade reflete as funções da instituição. Errada
Fontes:
Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
Conarq (Brasil). Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais. Rio de Janeiro: Conarq, 2012.
Gabarito do Professor: C
-
Princípio da Organicidade: Todo documento tem uma relação orgânica com a instituição que o criou em função de seu propósito;
Obs: Reflete as funções, atividades e estrutura da instituição.
Gabarito ( B )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
-
GABARITO ALTERNATIVA C
Os arquivos são agrupados por um processo natural e orgânico. Os documentos de arquivo não são colecionados, são acumulados naturalmente por uma razão funcional. Há uma ligação orgânica entre os documentos de um arquivo de modo que um documento destacado do todo significa muito menos do que quando em conjunto.
Boa aprovação!
-
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
Fonte:https://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-mpu-administrativa/arquivologia-conceito.html
gab. C