A questão disseca a teoria das três idades, que nada mais é do que a estruturação sistemática do ciclo de vida dos documentos de arquivo, fazendo com que os documentos com alta possibilidade de uso fiquem nos arquivos correntes, que são os setores de trabalho; que exista um lugar que armazene os documentos que já não são mais consultados e que aguardam a sua eliminação ou guarda permanente; e que se tenha um conjunto documental - nos arquivos permanentes - que representem a instituição com informações históricas, culturais, probatórias ou informativas.
a) O ciclo vital não possui como objetivo o tratamento de arquivos históricos. Na verdade, seu surgimento se dá justamente na gestão dos documentos. Errada.
b) Na segunda metade do século XX. Errada.
c) Na verdade, uma pequena parcela da documentação adquire valor secundário, requisito necessário para ser recolhido ao arquivo permanente. Errada.
d) Exatamente. Além disso, a passagem dos documentos do arquivo corrente para o intermediário chama-se transferência e a passagem dos documentos do arquivo intermediário para o permanente ou do arquivo corrente para o permanente chama-se recolhimento. Certa.
e) os documentos que vão para o arquivo permanente são só aqueles que adquiriram valor secundário após cumprirem as suas funções primárias. Portanto, nem todos os documentos vão para o arquivo permanente. Errada.
Gabarito do Professor: D
O ciclo de vida dos documentos é o elemento que forma o pano de fundo para as intervenções arquivísticas e divide os arquivos de acordo com as fases ativa, semiativa e inativa dos documentos denominando-os, respectivamente: corrente, intermediário e permanente ou de 1ª idade, 2ª idade e 3ª idade, respectivamente.
Fonte: https://arquivopublicors.wordpress.com/2014/06/26/arquivos-conceitos-o-ciclo-vital-dos-documentos-e-a-teoria-das-tres-idades/
gab. D