SóProvas


ID
3137419
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A norma de descrição arquivística ISAD-G define que

Alternativas
Comentários
  • A ISAD(G) é uma norma de descrição com diretrizes gerais para a descrição arquivística, tanto é que pode ser utilizada em conjunto com outras normas. 
    a) Esse é o conceito de unidade de descrição. Errada.

    A definição de série, de acordo com a ISAD (G) é "Documentos organizados de acordo com um sistema de arquivamento ou mantidos como uma unidade, seja por resultarem de um mesmo processo de acumulação ou arquivamento, ou de uma mesma atividade, seja por terem uma forma particular ou devido a qualquer outro tipo de relação derivada de sua produção, recebimento ou uso. É também conhecida como uma série de documentos".

    b) Esse é o conceito de coleção. Errada.

    O conceito de arranjo, segundo a ISAD(G) seria "os processos intelectuais e físicos e os resultados da análise e organização de documentos de acordo com princípios arquivísticos". Errada.

    c) Esse é o conceito de custódia. Errada.

    Incorporação, segundo a ISAD(G) é o "acréscimo de documentos a uma unidade de descrição já custodiada por um arquivo.

    d) Esse é o conceito de item documental. Errada.

    Unidade de descrição, segundo a ISAD(G) é o "documento ou conjunto de documentos, sob qualquer forma física, tratado como uma unidade, e que, como tal, serve de base a uma descrição particularizada."

    e) Segundo a ISAD(G), "produtor é a entidade coletiva, família ou pessoa que produziu, acumulou e/ou manteve documentos na gestão de sua atividade coletiva ou pessoal. Não confundir com colecionador". Certa. 

    Fonte: ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final aprovada pelo CIA. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

    Gabarito do Professor: E