SóProvas


ID
3138499
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A desigualdade social é uma categoria complexa, de caráter multidimensional. A mensuração de desigualdade mais conhecida é a da concentração de renda, que aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos e cumpre um papel inegável, ao expor uma das faces mais estruturantes desse fenômeno, a desigualdade de renda. A busca pela desnaturalização da desigualdade passa pela conscientização de que se trata de um conjunto de injustiças, passível de ser enfrentada pela ação do Estado e afirmada pelas lutas coletivas por direitos, entendendo a desigualdade social como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B UMA RELAÇÃO POLÍTICA

  • Uma visão reducionista da desigualdade conduz sempre a uma visão reducionista da emancipação e da liberdade humana. A busca pela desnaturalização da desigualdade passa pela conscientização de que se trata de um conjunto de injustiças. A desigualdade social é sempre uma relação política passível de ser enfrentada pela ação do Estado e afirmada pelas lutas coletivas por direitos, cujo efeito democrático pode ser desestabilizador de privilégios historicamente reproduzidos pelas elites.

     

    http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42nspe3/0103-1104-sdeb-42-spe03-0054.pdf

  • GABARITO: LETRA B

    ? Uma visão reducionista da desigualdade conduz sempre a uma visão reducionista da emancipação e da liberdade humana. A busca pela desnaturalização da desigualdade passa pela conscientização de que se trata de um conjunto de injustiças. A desigualdade social é sempre uma relação política passível de ser enfrentada pela ação do Estado e afirmada pelas lutas coletivas por direitos, cujo efeito democrático pode ser desestabilizador de privilégios historicamente reproduzidos pelas elites. 

    Fonte: https://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42nspe3/0103-1104-sdeb-42-spe03-0054.pdf

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!