O terrorismo é um dos temas mais comuns em provas do tipo e, dada a sua complexidade e múltiplas relações, deve ser estudado com bastante atenção, desde seus aspectos histórico-estruturais até as atualizações mais recentes. Grupos terroristas recebem visibilidade e passam a ser conhecidos por seus nomes a medida em que suas ações atingem maior número de pessoas e repercutem no noticiário internacional. Assim, quanto maior a repercussão, maior a necessidade de conhecer seu nome, área de atuação e ações de maior relevância. O texto associado aborda notícia sobre sequestro de garotas, tipo de ação relacionada a um grupo específico que alcançou certa visibilidade nos últimos anos. O enunciado questiona em qual país ocorreu a trágica ação do grupo criminoso.
A) Após o fim da sangrenta guerra civil angolana, há relatos de grupos relacionados às forças antagônicas que lutaram no país cometendo atos considerados como terroristas, mas nada que possa ser comparado a ação organizada e frequente de grupos que atuam em outras partes do continente africano.
B) Não há ação organizada e constante de grupos terroristas em Cabo Verde na mesma intensidade da que ocorre em outros países africanos.
C) Tal país não é área de surgimento e organização tradicional de grupos terroristas, embora hajam relatos de atuação de grupos de outros países em seu território como o (ISIS) Estado Islâmico após a derrota militar em campo na Síria e Iraque deste grupo.
D)País da África Ocidental localizado mais ao sul não tem relatos de ação em grande escala de grupos terroristas em seu território.
E) É na Nigéria que foi criado e concentra suas ações o infame Boko Haram, grupo que se aproveita da grande população e divisões religiosas internas do país para recrutar novos membros e praticar o sequestro de meninas, tipo de ato que criou grande horror na comunidade internacional.
Gabarito do Professor: E)