Conforme a Lei 7498/86 e o Decreto 94406/87 algumas ações são privativas do enfermeiro, ou seja, nenhum outro profissional da pode realizar essa atividade.
A administração de penicilina G benzatina por via intramuscular não é uma atividade exclusiva do enfermeiro, além disso os pacientes em unidades de repouso/observação, unidades de internação e em atendimento domiciliar, considerados não graves, poderão ter esse procedimento de aspiração de vias aéreas realizado por Técnico de Enfermagem, desde que avaliado e prescrito pelo Enfermeiro, como parte integrante do Processo de Enfermagem, portanto a alternativa A está errada.
O cateterismo vesical de demora é uma ação privativa do enfermeiro, porém, promover cuidados gerais aos pacientes em Terapia Nutricional Prolongada é função do enfermeiro e do técnico de enfermagem, atividade vedada apenas para os auxiliares de enfermagem. Alternativa B está errada.
A alternativa C traz apenas ações privativas do enfermeiro, portanto está correta.
A sondagem nasogástrica é privativa do enfermeiro. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou a Resolução nº 582/2018, que proíbe que enfermeiros(as) ensinem técnicas e procedimentos de Enfermagem a cuidadores(as) de idosos(as). Portanto a alternativa D está errada.
A instalação, em acesso central, de sangue e derivados prescritos é atividade privativa do enfermeiro. Por outro lado a participação em programas de educação permanente é direito de toda a equipe.
Gabarito do Professor: Letra C.
Bibliografia