SóProvas


ID
3139342
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – Nasf, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) NASF: dar suporte (clínico, sanitário e pedagógico) aos profissionais da eSF e eAB;

    B) COMPOSIÇÃO DO NASF: não há o enfermeiro;

    C) Não é uma porta de entrada alternativa do SUS, faz parte da porta de entrada principal (APS), do SUS;

    D) CORRETA;

    E) Para a definição do território e o número de equipes de saúde da família a serem cobertos pelo Nasf no município, leva-se em consideração a população ADSCRITA.

  • LETRA D: as ações desenvolvidas pelos Nasf têm dois principais públicos-alvo: as equipes de referência apoiadas, ou seja, as equipes saúde da família – eSF e equipes de atenção básica – eAB para populações específicas; e, diretamente, os usuários do Sistema Único de Saúde.

  • Questão mal formulada, o NASF não faz atendimento diretamente se nao for referenciado pelas ESF ou EAB

  • Ressalta-se que os Nasf-AB não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo (estes, quando necessários, devem ser regulados pelas equipes que atuam na Atenção Básica). Devem, a partir das demandas identificadas no trabalho con-junto com as equipes, atuar de forma integrada à Rede de Atenção à Saúde e seus diversos pontos de atenção, além de outros equipamentos sociais públicos/privados, redes sociais e comunitárias. Portaria 2436/2017
  • Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família são equipes multiprofissionais, compostas por profissionais de diferentes profissões ou especialidades, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família e das equipes de Atenção Básica para populações específicas (Consultórios na Rua, equipes ribeirinhas e fluviais), compartilhando práticas e saberes em saúde com as equipes de referência apoiadas, buscando auxiliá-las no manejo ou resolução de problemas clínicos e sanitários, bem como agregando práticas, na atenção básica, que ampliem o seu escopo de ofertas. Portanto a alternativa A está errada.

    Segundo a Portaria 2488/11 poderão compor os NASF as seguintes ocupações: Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional/Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; Terapeuta Ocupacional; Médico Geriatra; Médico Internista (clínica médica), Médico do Trabalho, Médico Veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas. Ou seja, o enfermeiro não faz parte do Nasf, portanto a alternativa B está errada.

    O Nasf como dito anteriormente é um serviço de apoio para a Saúde da Família e das equipes de Atenção Básica e não uma porta de entrada alternativa para o Sistema Único de Saúde – SUS. Logo, a alternativa C está errada.

    Está correto afirmar que as ações desenvolvidas pelos Nasf têm dois principais públicos-alvo: as equipes de referência apoiadas, ou seja, as equipes saúde da família – eSF e equipes de atenção básica – eAB para populações específicas; e, diretamente, os usuários do Sistema Único de Saúde. Letra D está certa.

    Cada NASF 1 realiza suas atividades vinculada a, no mínimo, 8 (oito) Equipes de Saúde da Família e no máximo 15 (quinze) equipes de Saúde da Família e/ou equipes de atenção básica para populações específicas. Excepcionalmente, nos Municípios com menos de 100.000 habitantes dos Estados da Amazônia Legal e Pantanal Sul Mato Grossense, cada NASF 1 poderá realizar suas atividades vinculado a, no mínimo, 5 (cinco) e no máximo 9 (nove) equipes. Cada NASF 2 realize suas atividades vinculado a, no mínimo, 3 (três) equipes de Saúde da Família e no máximo 7 (sete) equipes de saúde da família. Letra E está errada.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html

  • Atualmente regulamentados pela , os núcleos configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

    Site do MS- SAPS

  • Em relação aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, é correto :

    GABARITO D ) :

    Ações desenvolvidas pelos NASF dois principais públicos-alvo :

    Equipes de referência apoiadas ( Equipes de Saúde da Família – ESF )

    e

    Equipes de Atenção Básica – EAB para populações específicas ;

    e, diretamente, os USUÁRIOS do Sistema Único de Saúde.

  • Credenciamento de novos NASF-AB e incentivo financeiro advindo da UNIÃO, revogada por meio da atualização do financiamento da PNAB por meio da PRT GM/MS de consolidação n°2

  • Questão passível de anulação, pois não há alternativa correta.

    A alternativa D, dada como correta pela banca, diz que o Nasf atende os usuários do SUS de forma direta, o que está errado, segundo a portaria 2436/2017:

    Ressalta-se que os Nasf-AB não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo (estes, quando necessários, devem ser regulados pelas equipes que atuam na Atenção Básica).

    Devem, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes, atuar de forma integrada à Rede de Atenção à Saúde e seus diversos pontos de atenção, além de outros equipamentos sociais públicos/privados, redes sociais e comunitárias.