SóProvas


ID
3139531
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O gerenciamento de riscos praticado nas organizações pode, em função das características dos processos de trabalho, aplicar diferentes técnicas de análise de risco, como

Alternativas
Comentários
  • B a Análise Preliminar de Riscos, procedimento aplicado em situações onde há bastante experiência acumulada com o uso em sistemas semelhantes, de maneira que, não é raro, a análise empreendida se tornar uma checagem prática dos riscos apontados em relatórios, informes, estudos e documentos afins.

    O uso desta técnica é um método de identificar erros e condições inseguras, através do depoimento de uma amostra aleatória estratificada de observadores participantes, selecionados dentro de uma população. Os incidentes descritos por determinado número de observadores participantes, são transcritos e classificados em categorias de risco, a partir das quais definem-se as áreas problemas de incidentes. É um método que contribui em identificar os acidentes com lesões tanto reais como potenciais, através de amostragens de pessoas aleatoriamente e convenientemente selecionadas, que sejam representativas das operações e das diferentes categorias de risco existentes na empresa. A Técnica de Incidentes Críticos permite identificar e examinar os problemas de acidente antes do fato ao invés de depois do fato em termos de suas conseqüências com danos à propriedade ou produção de lesões.

  • A a Técnica de Incidentes Críticos, que, em sua utilização, agrupa os trabalhadores em faixas de influência na segurança do sistema, em que se considera o nível de impacto que erros de julgamento do trabalhador teriam na continuidade da operação do sistema, sendo comum os seguintes níveis de impacto: inofensivo, recuperáveis e críticos.

    A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste no estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento prematuro de um novo sistema, com o fim de se determinar os riscos que poderão estar presentes na fase operacional. Trata-se de um procedimento que tem especial importância nos casos em que o sistema a ser analisado possui similaridade com quaisquer outros existentes, seja pela sua característica de inovação, ou pioneirismo, o que vale dizer, quando a experiência em riscos na sua operação é carente ou deficiente.

    A APR é normalmente uma revisão superficial de problemas gerais de segurança; no estágio em que é desenvolvida, podem existir ainda poucos detalhes finais de projeto, sendo ainda maior a carência de informação quanto aos procedimentos, normalmente definida mais tarde. Para análises detalhadas ou específicas, necessárias posteriormente, deverão ser usados os outros métodos de análise previstos.

    A Análise Preliminar de Riscos deverá ser sucedida por análises mais detalhadas ou específicas logo assim que for possível. Deve ser lembrado que para os sistemas bem conhecidos, nos quais há bastante experiência acumulada em riscos, a APR pouco adiciona. Nesses casos, a APR pode ser colocada em by-pass, sendo indicadas às outras técnicas. Ressalte-se, entretanto, sua reconhecida utilidade, no seu domínio de aplicação.

  • não desista!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.