Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Atenção Básica e Saúde da Família.
Assinale a alternativa correspondente ao programa do Ministério da Saúde do Brasil descrito.
A) INCORRETO. Academia da Saúde foi um programa lançado em 2011, como uma estratégia de promoção e produção do cuidado com a saúde, a partir da implantação de espaços públicos. Conhecidos como polos do programa academia da saúde, eles contam com infraestrutura apropriada, equipamentos e profissionais qualificados.
B) INCORRETO. Consultório na rua são equipes multiprofissionais que atende a problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua. Devido às dificuldades dessa população em acessar os serviços de saúde, esse dispositivo visa à ampliação do seu acesso à rede de atenção, ofertando cuidado em saúde de maneira mais oportuna, através do diálogo com os outros profissionais da atenção básica e de outros serviços.
C) INCORRETO. Práticas Integrativas e Complementares são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de práticas integrativas e complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na atenção básica, principal porta de entrada para o SUS.
D) INCORRETO. Melhor em casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.
E) CORRETO. Estratégia saúde da família. A DEFINIÇÃO CONTIDA NO ENUNCIADO, “Visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, as diretrizes e os fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional", CORRESPONDE A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
Gabarito do Professor: Letra E.