SóProvas


ID
3140050
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Open Shortest Path First – OSPF é utilizado por grande parte dos roteadores. Uma das características deste protocolo é que ele

Alternativas
Comentários
  • OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica. Informações sobre interfaces ligadas, métrica usada e outras variáveis são incluídas nas LSAs. Ao mesmo tempo em que o roteador OSPF acumula informações sobre o estado do link, ele usa o algoritmo SPF para calcular a menor rota para cada nó.

    https://gta.ufrj.br/grad/02_2/ospf/ospf.html

  • onde eu posso encontrar mais informações sobre rede de multiacesso com difusão?
  • Vamos aos comentários.

    O OSPF É um protocolo de roteamento usado em um único SA, protocolo de roteamento recomendado na internet, embora este não seja o único em uso.

    "O OSPF, um roteador transmite por difusão informações de roteamento a todos os outros roteadores no sistema autônomo, não apenas a seus vizinhos. Um roteador transmite informações de estado de enlace por difusão sempre que houver uma mudança no estado de um enlace (por exemplo, uma mudança de custo ou uma mudança de estado para cima/para baixo)." Fonte: Kurouse (2011) pg. 349.

    #SóNinja

    João 3:16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

  • a) distribui informações de roteamento entre roteadores pertencentes a um único sistema autônomo.

    Correta, gabarito da questão. OSPF é visto como um IGP, ou seja, distribuir informações a um único sistema autônomo.

    b) não faz balanceamento de carga, enviando todos os pacotes apenas pela menor rota.

    Incorreta, por dois motivos: 1º OSPF faz balanceamento de cargo; 2º OSPF é um protocolo link state, ou seja, não se basea pela menor rota e sim pela melhor rota, levando em conta, largura de banda, carga do link, etc.

    c) obriga todos os roteadores a conhecerem toda a topologia da rede.

    Incorreta, por mais que OSPF seja classificado como protocolo dinâmico global( dificilmente as bancas abordam esta classificação) é inviável conhecer toda a rede, conforme cite (TANENBAUM, 2003) "O novo protocolo[OSPF] deveria ser projetado de forma que nenhum roteador fosse obrigado a conhecer a topologia."

    d) não é compatível com conexões de redes de multiacesso com difusão e de multiacesso sem difusão.

    Incorreta, OSPF possui compatibilidade com 3 tipos de conexão: Link ponto a ponto; Rede multiacesso com difusão e rede multiacesso sem difusão. Talvez vocês estejam pensando: OK OK Max isto é copia e cola, mas QUE RAIO É ESTA REDE MULTIACESSO? Pequenos gafanhotos, uma rede multiacesso é uma rede que pode ter vários roteadores e cada um deles podem se comunicar diretamente com todos os outros, ou consoante diz a RFC 1583 : Rede multi-acesso - são redes que suportam a acesso de mais de 2 roteadores. E sobre os 3 tipos de conexão:

    Ponto a ponto: como o próprio nome diz: dois roteadores;

    Multiacesso com difusão: geralmente são as LAN's

    Multiacesso sem difusão: geralmente são as WAN's;

    e) utiliza broadcasting como método de envio, submetendo os dados a todos os dispositivos conectados ao roteador.

    Incorreta, OSPF usa multicasting, fonte: https://webpovoa.com/ospf/