SóProvas


ID
3140053
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qualidade de serviço (QoS) é a capacidade de melhorar os serviços trafegados na rede sobre tecnologias de comunicação de redes de dados, como Frame Relay, MPLS, Ethernet e qualquer outra que utiliza o protocolo IP. Utilizando a política de qualidade de serviço Diffserv em redes IPv4 para definir diferenciação de serviços, utiliza-se do cabeçalho do IPv4, o campo

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que o campo que provee QOS no IPV4 é o ToS ( Type of Service) fica fácil de acertar a questão, mas vamos eliminar as alternativas:

    a) Checksum of Service. Incorreta, não existe tal campo no IPV4, entretanto 'forçando a amizade' poderia estar referindo-se ao campo Header Checksum, mesmo assim a alternativa estaria incorreta, visto que tal campo é para verificação de integridade

    b) Flags of Service.Incorreta, mesmo não existindo tal campo no IPV4, o campo FLAGs é para fragmentação e remontagem

    c) Type of Service. Correta, gabarito da questão, ToS é para prover QOS usando IP

    d) Service Classification. Incorreta, não existe tal campo

    e) Service Priority. Incorreta, não existe o campo mencionado

  • Serviços diferenciados (DiffServ)

     

    É baseado no tratamento diferenciado de classes, podendo manipular diferentes tipos de classes de varias maneiras dentro da rede. Este tratamento é repetido nó a nó, ou seja, os pacotes de uma aplicação prioritária quando chegam a um nó (roteador) são separados e recebem um tratamento diferenciado.

     

    Veja o que diz Falsarella:

     

    (...) tudo começa no byte ToS (Type of Service) que fica dentro do cabeçalho do IPv4. Como o ToS é um byte, ele é obviamente composto de 8 bits, sendo que apenas 6 bits são utilizados propriamente para formação do DS Field (Campo dos Serviços Diferenciados) e os outros dois bits são tidos como reservados. O DS Field é quem define o tal do DSCP que significa DiffServ Code Point. Como ele é composto de 6 bits, temos em decimal então uma permutação de 2 elevado a 6 que é 64 valores possíveis, variando portanto de 0 a 63. Essa faixa de valores é que define literalmente a marcação dos pacotes. De antemão, todo pacote BestEffort (BE) ou Melhor Esforço é tratado como DSCP 0 ou em binário 000000. (FALSARELLA, 2009, p. 1).

    Fonte: https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialqosotm/pagina_3.asp

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.