SóProvas


ID
3140299
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem é solicitado para coleta de urina de uma criança de quatro meses que não tem controle de esfíncter e não compreende o procedimento que será realizado com ela. Dessa forma, após higienização da genitália, o profissional deverá

Alternativas
Comentários
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Exames laboratoriais.

    Para lactentes e crianças que não sabem usar o vaso sanitário e fazem uso de fralda, utilizam-se sacos especiais para a coleta de urina que são confeccionados com material adesivo na abertura do ponto de inserção. Esses frascos estéreis, precisam de fixação com adesivo.

    O técnico de enfermagem é solicitado para coleta de urina de uma criança de quatro meses que não tem controle de esfíncter e não compreende o procedimento que será realizado com ela. Dessa forma, após higienização da genitália, o profissional deverá:

    A) INCORRETO. Deixar a criança sem a fralda, pois você causará perda do material a ser coletado e contaminação da região.

    B) INCORRETO. Usar uma fralda descartável, pois não há como retirar a urina da fralda para fazer analise.

    C) INCORRETO. Realizar sondagem de alívio, pois é um procedimento invasivo e só deve ser realizado em ultimo caso, quando não for possível coletar a urina pelo frasco coletor ou não há tempo hábil para aguardar a criança urinar.

    D) INCORRETO. Realizar sondagem de demora, pois é um procedimento invasivo e só deve ser realizado em caso seja necessário manter a coleta de urina com sistema fechado. Lembrando que esse procedimento só pode ser realizado por enfermeiro, conforme a lei do exercício profissional de Enfermagem.

    E) CORRETO. Colocar saco coletor específico e manter cuidados específicos de fixação.

    Gabarito do Professor: Letra E.