SóProvas


ID
3140983
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A alimentação adequada da criança com desnutrição grave é de extrema importância e deve atender às necessidades nutricionais, primeiro para a estabilização metabólica da criança e, em seguida, para a sua reabilitação. De acordo com o recomendado pelo Ministério da Saúde (Manual de Atendimento da Criança com Desnutrição Grave em Nível Hospitalar, 2005), na fase de estabilização, os preparados alimentares devem

Alternativas
Comentários
  • A) Fornecer no máximo 100 Kcal/Kg de peso/dia (mínimo aceitável de 80 Kcal/Kg de peso/dia) e 1 a 1,5 g de proteína/Kg de peso/dia. 

    B) Ter baixa osmolaridade (280 mmol/litro) e baixo teor de lactose (13g/l).

    C) Nessa fase, a oferta líquida total, não deve ultrapassar o volume de 120 a 140 ml/Kg de peso/ dia, incluindo o volume das preparações e de soro (oral e venoso) administrados.

    D) Oferecer em pequenos volumes e em intervalos freqüentes, de preferência de 2 em 2 horas (dia e noite), principalmente para as crianças com maior risco. As refeições noturnas são muito importantes para a boa evolução da criança.

    E) A via oral é a preferencial para administrar a alimentação, sendo a via nasogástrica restrita apenas a algumas condições. Oferecer preferencialmente por via oral. A administração por sonda nasogástrica só deve ser feita se a criança não aceitar o equivalente a 80 Kcal/Kg de peso/dia.

    Fonte: Manual de Atendimento da Criança com Desnutrição Grave em Nível Hospitalar, 2005