SóProvas


ID
314143
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os transtornos de ajustamento (CID-10, F43.2) correspondem a estados de angústia subjetiva e perturbação emocional, usualmente interferindo com o funcionamento e o desempenho

Alternativas
Comentários
  • F43.2    Transtornos de adaptação

    Estado de sofrimento e de perturbação emocional subjetivos, que entravam usualmente o funcionamento e o desempenho sociais. ocorrendo no curso de um período de adaptação a uma mudança existencial importante ou a um acontecimento estressante. O fator de “stress” pode afetar a integridade do ambiente social do sujeito (luto, experiências de separação) ou seu sistema global de suporte social e de valor social (imigração, estado de refugiado); ou ainda representado por uma etapa da vida ou por uma crise do desenvolvimento (escolarização, nascimento de um filho, derrota em atingir um objetivo pessoal importante, aposentadoria). A predisposição e a vulnerabilidade individuais desempenham um papel importante na ocorrência e na sintomatologia de um transtorno de adaptação; admite-se, contudo, que o transtorno não teria ocorrido na ausência do fator de “stress” considerado. As manifestações, variáveis, compreendem: humor depressivo, ansiedade, inquietude (ou uma combinação dos precedentes), sentimento de incapacidade de enfrentar, fazer projetos ou a continuar na situação atual, assim como certa alteração do funcionamento cotidiano. Transtornos de conduta podem estar associados, em particular nos adolescentes. A característica essencial deste transtorno pode consistir de uma reação depressiva, ou de uma outra perturbação das emoções e das condutas, de curta ou longa duração.
  • Transtorno de Ajustamento

    A. Desenvolvimento de sintomas emocionais ou comportamentais em resposta a um estressor (ou múltiplos estressores), ocorrendo dentro de 3 meses após o início do estressor (ou estressores).

    B. Esses sintomas ou comportamentos são clinicamente significativos, como evidenciado por qualquer um dos seguintes quesitos:

    (1) sofrimento acentuado, que excede o que seria esperado da exposição ao estressor
    (2) prejuízo significativo no funcionamento social ou profissional (acadêmico)

    C. A perturbação relacionada ao estresse não satisfaz os critérios para outro transtorno específico do Eixo I (por ex., Transtorno de Ansiedade ou Transtorno do Humor), nem é meramente uma exacerbação de um transtorno preexistente do Eixo I ou do Eixo II (Transtornos de personalidade).

    D. Os sintomas não representam Luto.

    E. Cessado o estressor (ou suas conseqüências), os sintomas não persistem por mais de 6 meses.

    Especificar se:

    Agudo: se a perturbação dura menos de 6 meses.
    Crônico: se a perturbação dura 6 meses ou mais.

    Fonte: DSM IV