SóProvas


ID
3141478
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, tiveram significativa influência para o processo de Reforma Psiquiátrica os pressupostos teóricos e práticos desenvolvidos pela experiência da Desinstitucionalização Italiana. Sobre essa experiência, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A Reforma Psiquiátrica é um processo social que envolve a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, com uma política de assistência e promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a participação da sociedade e da família, prestada em estabelecimentos de saúde mental. Nesse modelo, a internação só é indicada quando os recursos fora dos hospitais se mostram insuficientes, pois o tratamento visará, sempre, a reinserção social do paciente em seu meio.

    A) ERRADA: Não há uma separação das fases do processo terapêutico. No serviço de apoio se estabelece uma relação de encontros com outros usuários e profissionais, mantendo-se diálogos, trazendo uma troca de experiências, e um laço afetivo com os seus cuidadores. Também é traçado um projeto terapêutico individual para atender às atividades de maior interesse dos usuários e às suas necessidades.
    B) ERRADA: A internação psiquiátrica só é indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostram insuficientes e somente pode ser feita mediante laudo médico que caracterize os seus motivos.
    C) CERTA: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são instituições brasileiras que visam à substituição dos hospitais psiquiátricos - antigos hospícios ou manicômios. São unidades de saúde regionalizadas que oferecem atendimento de cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar, por equipe multiprofissional, sendo porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental. Os CAPS promovendo a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer, a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários
     D) ERRADA: A psiquiatria é uma das especialidades componentes de uma equipe multiprofissional em que atuam enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros. O que se busca é uma substituição das internações em hospitais psiquiátricos, tendo-se como objetivo tratar a saúde mental de forma adequada, além do acompanhamento clínico, pela reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer, a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários.
    E) ERRADA: Ao contrário, o que se busca é uma relação de encontros com outros usuários e profissionais, mantendo-se diálogos, trazendo uma troca de experiências, e um laço afetivo com os seus cuidadores.
    Dicas: Leia a Lei No 10.216, de 6 de abril de 2001 em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LEIS_2001/L10216.htm  
    Também é interessante o artigo Desinstitucionalização da Assistência Psiquiátrica: Uma Perspectiva Crítica, acessível em http://www.scielo.br/pdf/physis/v3n2/06.pdf

    Gabarito: C
  • Os autores destacam alguns aspectos crucias que, segundo eles, contribuem para melhor enfatizar o significado da desinstitucionalização italiana:

    1.                 A desinstitucionalização mobiliza todos os atores envolvidos no sistema de ação institucional;

    2.                 O objetivo prioritário da desinstitucionalização é transformar as relações de poder entre instituição e os sujeitos e, em primeiro lugar, os pacientes;

    3.                 A desinstitucionalização é um trabalho homeopático que usa as energias internas da instituição para desmontá-la – as transformações institucionais são produzidas a partir de dentro, trabalhando com aquilo que existe: o mesmo pessoal, os mesmos pacientes, os mesmos espaços, os mesmos recursos.

    4.                        A desinstitucionalização libera da necessidade da internação construindo serviços inteiramente substitutivos – para que os novos serviços substituam inteiramente o hospital psiquiátrico, é necessário que: (1) tenham a responsabilidade de responder à totalidade das necessidades de saúde mental de uma população determinada; (2) mudem as formas de administrar os recursos de saúde mental e (3) multipliquem e tornem mais complexa a profissionalidade dos operadores.

    Gabarito C.

    Fonte: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/392/1/398635.pdf