SóProvas


ID
3141499
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de transição demográfica e transição epidemiológica, no Brasil, configura-se por

Alternativas
Comentários
  • NÃO ENTENDI ESSA QUESTÃO !

  • Gab. B

  • A) Lenta transição demográfica, com manutenção das taxas de fertilidade e singela diminuição das taxas de mortalidade decorrente da ampliação das políticas públicas, e inversão epidemiológica, com a erradicação de condições infectocontagiosas e aumento da expectativa de vida. - O Brasil não apresenta uma lenta transição demográfica, e sim acelerada. Ocorre uma grande diminuição das taxas de mortalidade, e não há uma erradicação de condições infectocontagiosas, elas são prevalentes no país.

    B) Correta

    C) Acelerada transição demográfica, com aumento significativo da população com menos de 30 anos, e transição epidemiológica marcada por amplo processo de estabilização e enfrentamento das doenças crônicas associado a menor índice de episódios agudos. - No Brasil não se fala em aumento significativo de população menor de 30 anos, e sim de um aumento de idosos. Não há uma estabilização de doenças crônicas e sim um aumento delas.

    D) Inversão da pirâmide demográfica, com a base, representada por pessoas com menos de 30 anos, mais estreita que o topo, representado por pessoas com mais de 80 anos, e transição epidemiológica marcada pelo avanço das deficiências e condições crônicas de saúde, advindas do envelhecimento. - No Brasil as pessoas com menos de 30 anos não formam uma "estrutura" mais estreita que o topo (pessoas acima de 80 anos). Vive um processo que pode chegar a isso, mas ainda não é.

    E) Lenta transição demográfica, tendo o Brasil uma das menores projeções de envelhecimento do mundo, e lenta transição epidemiológica, com manutenção de altas taxas de episódios agudos e traumáticos e doenças infecciosas, com baixos índices de doenças crônicas. - Não apresenta lenta transição demográfica, não tem um dos menores projeções de envelhecimento (e sim alto) e não tem baixos indices de doenças crônicas, e sim alto.

  • Foi o motivo da nova reorganização da previdência, pois estamos numa transição de uma país que há décadas tinha elevada fertilidade, agora, não, porque diminuiu tanto a fertilidade, como aumentou a expectativa de vida, o qual ocorreu de forma rápida comparada a outros países. Com isso, entende-se que a única alternativa que corresponde é a B. Sobre as doenças caracterizada pela persistência de doenças infecciosas e desnutrição e pela escalada rápida das doenças crônicas. Autoexplicativo.

  • Basta ter o conhecimento que cada vez mais o país deixa de ser um "país de jovens", tendo em vista que as taxas de natalidade e fecundidade estão em declínio e a taxa de expectativa de vida está em aumento.

  • Pelas próprias questões de geografia, acreditava que a desnutrição já era quase nula e a obesidade vinha tomando maior proporção.

    Interessante.