Essa questão aborda duas técnicas em biologia molecular utilizadas em procedimentos laboratoriais: a eletroforese em gel e a reação em cadeia de polimerase (PCR). Pede-se a alternativa que explica corretamente um desses procedimentos. A eletroforese em gel é uma técnica de separação dos fragmentos de DNA através de géis de agarose, um polissacarídeo que se dissolve em água fervente e se solidifica. O DNA é introduzido no gel de agarose, e através de uma corrente elétrica, esse DNA é atraído positivamente ou negativamente, migrando pelo gel.
Fonte da imagem: site sobiologia.com.br
A reação em cadeia de polimerase (PCR), é uma técnica utilizada pela biologia molecular que amplifica uma única ou algumas cópias de um pedaço de DNA, com base na replicação do DNA. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)
Fonte da imagem: site labs.icb.ufmg.br
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente um desses procedimentos laboratoriais.
a) A eletroforese depende da velocidade de atuação da enzima responsável pela síntese do gel que será detectado no experimento. A eletroforese em gel não depende da velocidade de enzimas, e sim da capacidade de migrar fragmentos de DNA até eletrodos positivos ou negativos. Incorreta.
b) A PCR depende da síntese de fragmentos de material genético que utiliza ciclos da reação em diferentes temperaturas. Esse procedimento (PCR) depende da síntese de fragmentos de DNA, utilizando diferentes temperaturas (líquido que se solidifica em gel). CORRETA.
c) A eletroforese utiliza a diferença de tonicidade entre os meios para o deslocamento em gel das substâncias analisadas. A eletroforese em gel não utiliza diferença de tonicidade (medição da permeabilidade de uma membrana) e sim a migração de DNA a partir das diferenças de elétrons. Incorreta.
d) A PCR utiliza os plasmídeos bacterianos para síntese em grande quantidade dos polímeros detectados. A reação em cadeia da polimerase (PCR) não utiliza plasmídeos e não atua em polímeros, ela se baseia na utilização de fragmentos de DNA com a desnaturação e amplificação. Incorreta.
e) A eletroforese e a PCR são procedimentos utilizados para a atenuação de microrganismos para a produção de vacinas. A eletroforese realiza a separação de macromoléculas com tamanhos e cargas diferentes, e o PCR pode detectar microrganismos infecciosos ou auxiliar em testes de paternidade, por exemplo. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra B.