SóProvas


ID
3141787
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As macrófitas são plantas que habitam corpos de água doce ou salobra e produzem grandes quantidades de biomassa, atingindo cerca de 100 t de peso seco/ha/ano, valor superior ao de cultivares como o milho e a cana-de-açúcar.


O dado fornecido é referente à produtividade

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação. A produtividade primária bruta corresponde à quantidade total da produção de matéria orgânica em um ecossistema. O cálculo é feito da seguinte forma: PPB = quantidade de matéria orgânica em gramas/período/área ambiental. A produtividade líquida é a Produtividade Primária Bruta – matéria orgânica consumida no processo de respiração dos autótrofos. Parece que a banca misturou os dois termos

  • Esta questão deve ter sido anulada, pois a alternativa E não corresponde à definição de produtividade primária bruta, mas sim à de produtividade primária líquida. Lá no Ricklefs (6°ed) está exatamente assim:

    "A energia total assimilada pela fotossíntese representa a produção primária bruta. As plantas usam parte dessa energia para se manter, e manter suas necessidades metabólicas através da respiração. Em consequência, a biomassa das plantas contém muito menos energia do que a energia total assimilada. A energia acumulada na biomassa das plantas, e assim disponível aos consumidores, é denominada de produção primária líquida."

  • A questão fala sobre as macrófitas que produzem uma biomassa que atinge 100t de peso seco por hectare por ano, e diz que esse peso se refere a produtividade do ecossistema. Uma cadeia alimentar é a sequência de passagem de matéria e energia pelos seres vivos em uma comunidade. 
    Em um ecossistema, a quantidade de matéria orgânica produzida pelas plantas (produtores) em um intervalo de tempo e uma determinada área ou volume é a produtividade primária bruta (PPB). A partir do consumo da própria planta para a respiração (R), a matéria orgânica restante (PPB - R = PPL) é chamada de produtividade primária líquida (PPL). Quando a matéria orgânica se acumula nos consumidores primários em um intervalo e em uma área ou volume, temos a produtividade secundária bruta (PSB) que, diminuída pela respiração desses consumidores, temos a produtividade secundária líquida (PSL).
    A produtividade terciária bruta (PTB) se refere à energia adquirida pelos consumidores secundários que se alimentam de herbívoros, enquanto a produtividade terciária líquida (PTL) se refere ao restante da energia depois da respiração desses consumidores secundários. Podemos expressar a produtividade em gramas ou quilogramas de matéria seca (conforme o valor informado na questão) por metro quadrado por ano, ou por hectare por ano. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

    Fonte da imagem: site liceuasabin.br




    O dado fornecido (100 t de peso seco/ha/ano) é referente à produtividade


    a) primária líquida, que indica o total de matéria inorgânica sintetizado pela fotossíntese, subtraindo as moléculas orgânicas sintetizadas pelo metabolismo. A fotossíntese sintetiza matéria orgânica, e não inorgânica, e a produtividade citada na questão é a primária bruta (PPB). Incorreta.


    b) terciária bruta, que indica o total de matéria orgânica sintetizado pela fotossíntese, subtraindo a água presente no vegetal e as moléculas orgânicas consumidas pelo metabolismo. A produtividade terciária bruta se refere ao total de matéria orgânica adquirida (energia) pelos carnívoros, ao se alimentarem de herbívoros, e não sobre a matéria orgânica da fotossíntese. Incorreta.


    c) secundária bruta, que indica o total de matéria orgânica sintetizado pela fotossíntese, subtraindo apenas a água presente no vegetal. A produtividade secundária bruta é o total de matéria orgânica ACUMULADA no consumidor primário que se alimentou das plantas, e não o total sintetizado na fotossíntese. Incorreta.


    d) secundária líquida, que indica o total de matéria inorgânica sintetizado pela fotossíntese, subtraindo as moléculas orgânicas consumidas pelo metabolismo. A produtividade secundária líquida indica a matéria ORGÂNICA adquirida e acumulada pelo consumidor primário, subtraído da energia gasta em sua respiração. Incorreta.


    e) primária bruta, que indica o total de matéria orgânica sintetizado pela fotossíntese, subtraindo as moléculas orgânicas consumidas pelo metabolismo. A produtividade primária bruta se refere ao total de matéria orgânica produzida pelas plantas (fotossíntese) nesse caso as 100t de peso seco ha/ano produzidas pelas macrófitas. CORRETA.
    No entanto, a explicação seguinte dessa alternativa sobre a produtividade se refere à primária líquida, e não a bruta, que é a produtividade subtraída das moléculas consumidas na respiração (PPB – R = PPL), então a resposta correta seria apenas até a informação da fotossíntese.


    A opção mais correta seria a alternativa E.


    Gabarito do professor: Sem resposta correta, em divergência com o gabarito fornecido pela banca. A recomendação seria a ANULAÇÃO dessa questão, por não apresentar uma resposta totalmente correta.