SóProvas


ID
3141793
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A perda de solo em função do escoamento da água das chuvas em áreas agrícolas pode ocorrer de forma bastante intensa, principalmente quando a área apresentar um declive acentuado. Para minimizar a perda de solo, recomenda-se que as culturas agrícolas nessas áreas sejam

Alternativas
Comentários
  • resposta B

    Algumas vantagens do plantio em curva de nível estão o melhor aproveitamento do terreno e a diminuição dos problemas de erosão, já que esta técnica facilita o escoamento e infiltração da água da chuva e controla a velocidade das águas pluviais (evitando a perda de minerais). É uma técnica considerada ecologicamente correta para melhorar o plantio, sem causar impactos ambientais negativos.

  • A questão aborda a perda de solo com chuvas intensas em área com declive acentuado em culturas agrícolas, e essa perda pode ser minimizada com algumas recomendações. Quando há perda de solo devido à água das chuvas, dizemos que ocorre um processo de erosão hídrica, que se caracteriza pelo desgaste, transporte e sedimentação do solo. 
    Essa erosão pode ser condicionada por chuvas, solo ou topografia, por exemplo. Se uma área agrícola apresenta uma inclinação de declive acentuada, conforme citado no enunciado da questão, a erosão hídrica é aumentada, juntamente com o volume e velocidade da água e transporte de partículas de solo, diminuindo a capacidade de infiltração no solo. Nessas áreas em declive, é recomendado um plantio em curvas de nível (ou linhas de contorno), que organiza linhas de diferentes altitudes de acordo com o terreno, respeitando os declives existentes. 
    As linhas criam uma barreira para diminuir a velocidade da água, aumentando o tempo para que a água possa se infiltrar no solo e para que os nutrientes não sejam totalmente escoados. (Cogo, N. P.; Levien, R.; Schwarz, R. A. Perdas de solo e água por erosão hídrica influenciadas por métodos de preparo, classes de declive e níveis de fertilidade do solo. Rev. Bras. Ciênc. Solo, vol.27, no.4. Viçosa July/Aug. 2003. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex.... Acesso em março de 2021)


    Fonte da imagem: site geogebra.org




    Para minimizar a perda de solo, recomenda-se que as culturas agrícolas nessas áreas sejam:



    a) semeadas entre as épocas das chuvas e de estiagem da região. Essa medida não fará com que a perda do solo seja diminuída, apenas alteraria a época do plantio. Incorreta.

    b) plantadas em linhas denominadas curvas de nível. As culturas agrícolas sendo plantadas em curvas de nível minimizariam a perda de solo, pela retenção maior de água e nutrientes que as linhas proporcionam em um solo com declive acentuado. CORRETA.

    c) colhidas na época de estiagem da região. A época de colheita de culturas agrícolas não interfere na perda do solo em função das chuvas. Incorreta.

    d) fertilizadas com adubos nitrogenados e fosfatados. O adubo nas culturas agrícolas pode auxiliar no processo de desenvolvimento, porém não minimiza a perda de solo causada pelas chuvas. Incorreta.

    e) adubadas com compostos orgânicos e biofertilizantes líquidos. Adubar uma área auxiliaria no crescimento das culturas agrícolas, mas não seriam capazes de diminuir a perda do solo (erosão hídrica) no declive acentuado. Incorreta.


    Gabarito do Professor: Alternativa B.