SóProvas


ID
3141796
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na avaliação ecotoxicológica de ambientes são utilizadas espécies bioindicadoras, tais como a alga Pseudokirchineriella subcapitata e o crustáceo Daphnia similis (pulga d’água) nos quais parâmetros populacionais são mensurados. Para a análise dos resultados são considerados os efeitos crônicos e os efeitos agudos nas espécies bioindicadoras, sendo esses, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    - INTOXICAÇÃO CRÔNICA: Resulta efeito tóxico após exposição prolongada a doses cumulativas do toxicante ou agente tóxico, num período prolongado, geralmente maior de 3 meses a anos.

    - INTOXICAÇÃO AGUDA: Decorre de um único contato (dose única- potência da droga) ou múltiplos contatos (efeitos cumulativos) com o agente tóxico, num período de tempo aproximado de 24 horas. Os efeitos surgem de imediato ou no decorrer de alguns dias, no máximo 2 semanas. Estuda a relação dose/resposta que conduz ao cálculo da DL50. 

  • Intoxicação crônica: Decorre de contatos contínuos e prolongados com um agente tóxico (efeito cumulativo), que acarretam uma variação populacional mais discreta.

    Intoxicação aguda: Decorre de um contato único ou múltiplo (num curto intervalo de tempo- 24 h) com um agente tóxico que acarreta a mortalidade (Letalidade) de modo mais drástico.